Empreendedorismo

Dicas de sucesso para vender mais online

O comércio online segue em crescimento, com cada vez mais clientes e, também, concorrentes. E se você está apostando neste tipo de comercialização, é importante saber que ele requer um modelo de preparação diferente do convencional. 

Algumas ferramentas, por exemplo, auxiliam muito em todo o processo da venda online. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença para vender mais online. Confira!

1. Não prometa o que você não pode cumprir

Alguns princípios de transparência são essenciais para comercializar produtos na internet. Se você vai fazer uma grande promoção, por exemplo, informe a quantidade de itens que estarão disponíveis para que o consumidor não corra o risco de entrar na sua página e ver que a oferta já acabou.

Nunca é demais lembrar a importância de ser honesto e não prometer algo que você não possa cumprir. Valores relacionados ao frete e prazos de entrega devem estar claramente descritos, inclusive com uma margem de segurança para que você não tenha problemas. 

Em caso de atraso na entrega de uma mercadoria, por mais que a culpa não seja sua, no final das contas será responsabilidade da sua loja. E isso pode render uma dor de cabeça nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. Portanto, é bom se antecipar, comunicar o cliente ao invés de omitir alguma informação.

Lembre-se ainda de colocar dados como CPF ou CNPJ, endereço, telefone e e-mail para contato em um lugar visível do site, afinal a lei exige que o comércio eletrônico dê divulgação a esse tipo de informação.

2. Ofereça múltiplas opções de atendimento

Quando se trata de vender pela internet, é preciso estar onde o consumidor está e não forçá-lo a seguir um fluxo tradicional de atendimento. Sabe o que isso quer dizer na prática? 

Quer dizer que é melhor para o seu negócio oferecer múltiplas opções de contato nos mais diferentes canais: telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp e outras mais que fizerem sentido para o seu público-alvo.

Leia também:

3. Se quer vender mais online, invista em SEO

Caso queira ampliar o seu negócio, um investimento posterior pode ser em SEO (Search Engine Optmization – Ferramenta de Otimização de Busca, em tradução literal). Em geral, são maneiras de otimizar as suas páginas para que elas fiquem melhor ranqueadas nos mecanismos de busca, como o Google. 

Também é função dos especialistas em SEO garantir que o tempo de carregamento das suas páginas seja menor e que o fluxo de informações entre a busca pelo produto e a conclusão da compra se torne um processo mais intuitivo e prático. Tenha em mente que, quanto melhor for o seu SEO, menor será a necessidade em se investir diretamente em anúncios.

4. Atendimento de qualidade

Não existe coisa pior do que deixar os seus futuros clientes na mão. Caso você já possua um site, pode ser que eles não encontrem todas as informações que precisam nas páginas e, por isso, vão precisar de um auxílio extra. Ou seja, disponibilizar chat online, atendido por vendedores capacitados, pode ser um diferencial para a conclusão de uma compra.

Vale lembrar que não se deve negar nenhuma informação. Inclusive, informe tudo aquilo que ele precisa saber sobre um produto ou sobre o processo de compra. Essa ação pode ser uma grande oportunidade para você reconhecer o que pode ser melhorado em seu conteúdo e, de quebra, fidelizar clientes para compras futuras.

5. Use a tecnologia para vender mais online

Uma dica importante é que, no empreendedorismo, qualquer oportunidade que surge para otimizar os processos, deve ser aproveitada. E o comércio online exige ainda mais agilidade, o que também vai contribuir para você vender mais online. Por isso, uma ótima ideia é contar com a tecnologia.

Fonte: IOB Notícias

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

2 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

2 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

2 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

2 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

2 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

2 dias ago