Chamadas
Diferença entre salário e remuneração
Em um ambiente de trabalho, termos como “salário” e “remuneração” frequentemente são usados de forma intercambiável, mas eles têm significados distintos e podem afetar diretamente a perspectiva financeira dos funcionários.
Neste artigo, exploraremos a diferença fundamental entre salário e remuneração, e como essa distinção influencia aspectos como impostos, benefícios e compensações totais.
Salário
O salário é a quantia fixa e regular que um funcionário recebe em troca de seu trabalho. Geralmente é expresso em um valor horário, mensal ou anual.
O salário base é o montante que um funcionário ganha antes de quaisquer benefícios ou incentivos adicionais serem incluídos.
A CLT, no artigo 458, detalha o que de fato, segundo a legislação trabalhista, é o salário:
“Art. 458 – Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.”
Leia Também: Salário Mínimo 2024: Previsão De Valor E Data De Início
Remuneração
A remuneração engloba todas as formas de compensação que um funcionário recebe pelo seu trabalho, indo além do salário base.
Isso inclui benefícios, bônus, comissões, horas extras, participação nos lucros da empresa, planos de ações, entre outros elementos.
A remuneração é detalhada pelo artigo 457 da CLT em seus incisos, que cita alguns itens que podem integrar o salário do empregado: “além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber”
§ 3º Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.
§ 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado, ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.