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Dificuldades operacionais e financeiras que impedem a empresa de crescer
Dentre os principais problemas que podem levar à estagnação de uma empresa estão: a desorganização financeira, falta de planejamento e equipe desmotivada. Quando alguns desses ou outros problemas surgem, é imprescindível analisar objetivamente a organização, para que um plano de recuperação seja montado a fim de superá-los.
Durante a minha trajetória na consultoria empresarial e à frente da T4 Consultoria, destaco os principais pontos responsáveis pelo crescimento de uma marca no mercado:
- Pessoas;
- Criação de Estratégias;
- Investimento em Tecnologia;
- Investimento em Inovação;
- Atendimento ao cliente.
Valorização às pessoas
Pessoas representam a razão da existência da empresa desde os colaboradores que fazem parte da organização, até a razão pela qual o negócio existe: consumidores.
O “capital humano” precisa ser valorizado, assim como se deve investir na capacitação e treinamento das equipes; em promover na empresa a valorização à diversidade de habilidades socioemocionais, técnicas e debates para estabelecer quais os principais pontos que podem ser trabalhados para o crescimento da empresa.
Muitos negócios estão no mercado segregados, ou seja, são várias equipes, cada uma responsável por determinadas atividades, sendo assim, a comunicação não é fluida e não há uma administração multidisciplinar, ou seja, cada área no negócio parece trabalhar isoladamente. Nenhuma empresa consegue se sustentar por muito tempo com esse modelo operacional de gestão.
O perfil de trabalho colaborativo é valioso em ambientes complexos que mudam constantemente, o que requer unificação de conhecimentos e habilidades em prol de objetivos em comum. Despertar a autonomia dos colaboradores e transformar ambientes altamente hierarquizados, são desafios enfrentados nas organizações.
A autogestão será fundamental para as empresas no presente e futuro, logo, a liderança precisa se alinhar às necessidades atuais (não necessariamente de direcionar a equipe, pois cada colaborador deve assumir o seu papel), mas de apoiar, compartilhar experiências reais e, acima de tudo, confiar no potencial de cada integrante da equipe. Treinar pessoas é um investimento que toda empresa que deseja crescer, deve se preocupar.
Foco na criação de estratégias
A criação de estratégias também está entre as principais dificuldades operacionais e financeiras que impedem a empresa de crescer e a razão é simples: sem planejamento estratégico, um negócio não consegue se desenvolver para crescer no mercado.
As empresas bem-sucedidas estão constantemente revendo as suas estratégias e agindo de maneira certeira para garantir o sucesso de suas ações.
Falta de investimento em tecnologia também tem dificultado as empresas de avançar. Os negócios que não se adaptarem às novas tecnologias estarão fadados ao fracasso. A atualização quanto às novidades tecnológicas é uma necessidade em um cenário de mudanças frenéticas e concorrência acirrada.
Todas as empresas devem sair correndo e renovar as suas máquinas e estruturas?
Durante as consultorias vejo que existe uma preocupação latente em acompanhar os avanços da tecnologia, mas o investimento em novas máquinas ou qualquer tipo de atualização tecnológica, por exemplo, deve ser realizado com critério e principalmente, planejamento. É preciso avaliar se no cenário presente a empresa necessita de novas máquinas ou de reestruturação financeira, pois tal investimento pode, inclusive, endividar o negócio, no lugar de contribuir com o crescimento.
Todo avanço e investimento em tecnologia deve ser realizado com um planejamento e questionamentos baseados em lógica, ou seja, cálculos sobre o retorno do investimento a curto e longo prazo, tal como a viabilidade. Tais respostas não vêm à tona de maneira simples, será preciso revisão e diagnóstico detalhado sobre a ‘vida financeira’ da empresa nos últimos anos, o tipo de produto ou serviço, além de todos os custos operacionais envolvidos.
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Marcelo Viana – Diretor da T4 Consultoria, especialista em finanças empresariais. Possui experiência de mais de 20 anos em Controladoria e Administração Financeira, tendo atuado em cargos executivos em inúmeras empresas como: Carrefour, Grupo Itavema, Grupo Vigorito, etc. Graduado em Ciências Contábeis; Consultoria Gestão Empresarial-PUC; MBA Controladoria Estratégica pela Fundação Alvares Penteado – FECAP e MBA Gestão Econômica e Financeiras de Empresas-FGV.
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