Chamadas
Dilma Rousseff é eleita presidente do Banco dos Brics
Está confirmado! A ex-presidente Dilma Rousseff foi anunciada nesta sexta-feira, dia 24, como a nova presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics.
A indicação foi do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandato de Dilma segue até julho de 2025. Depois de ser indicada pelo Brasil, Dilma foi aprovada por um comitê do Banco dos Brics após passar por uma sabatina com ministros da Economia dos outros países. Fazem parte do BRICS, além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Dilma assume a instituição após o também brasileiro Marcos Toyjo renunciar ao cargo. O diplomata havia sido indicado, em 2020, pelo então presidente Jair Bolsonaro.
O Banco dos BRICS tem sede em Xangai, na China. A posse da ex-presidente no cargo deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 29, durante a viagem do presidente Lula à China. O presidente adiou sua ida ao país asiático para domingo, dia 26, após o diagnóstico de uma pneumonia leve.
BRICS e seus objetivos
BRICS é o nome do conjunto econômico de países considerados “emergentes”, formado atualmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.
O economista Jim O’Neil foi o criador da expressão BRICs (até então com “s” minúsculo para designar o plural de BRIC), em 2001, com a intenção de denominar um grupo formado por países emergentes que se encontravam em situação econômica similar.
Em 2011 houve a adesão de mais um país ao BRIC, a África do Sul, alterando o nome do grupo para BRICS (com “s” maiúsculo representando South Africa, nome inglês da África do Sul).
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional22 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep