As 4 Maiores Fontes de Renda do Crime Organizado no Brasil
Os recursos disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central estão chegando no prazo final para serem resgatados. Lançado pelo BC em março de 2023, ficou conhecido como “dinheiro esquecido”, pois disponibiliza valores remanescentes de contas em bancos, de consórcios ou outra instituição financeira, de pessoas físicas, empresas e de pessoas falecidas.
O Banco Central divulga periodicamente as quantias disponibilizadas. Na mais recente delas, eram mais de 8,5 bilhões disponíveis para o resgate. 63% desses valores são entre centavos de real até R$ 10,00, e 1,7% acima de R$ 1 mil.
Até então, os valores podiam ser resgatados a qualquer momento na plataforma. Mas, no começo do mês, o Congresso Nacional incluiu no projeto sobre a desoneração da folha de pagamento a captação, pelo Tesouro Nacional, desse “dinheiro esquecido” para ser contabilizado como receita primária do governo.
A medida foi uma das compensações pensadas para as isenções relacionadas à desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia, e assim cumprir com a meta fiscal.
Com a decisão de incorporar esses valores ao Tesouro, quem tem “dinheiro esquecido” deve fazer o pedido de resgate às instituições financeiras segue até o dia 16 de outubro, quando completa 30 dias da sanção da lei que autoriza a medida de incorporação.
Quem perder esse prazo, tem mais 30 dias para contestar o recolhimento ao Tesouro Nacional, a contar da data de publicação do edital pelo Ministério da Fazenda.
Desde o lançamento do SVR, alguns cidadãos já conseguiram recuperar valores significativos que estavam esquecidos. Confira os maiores saques realizados até o momento:
Pessoas físicas:
Pessoas jurídicas:
Confira passo a passo como resgatar os valores esquecidos nos bancos:
O contribuinte poderá solicitar a devolução por Pix em até 12 dias úteis ou ainda pela instituição bancária. Neste último caso, é necessário entrar em contato com a instituição pelo telefone ou e-mail informado para combinar a forma de retirada.
O Banco Central alerta sobre a possibilidade de golpes relacionados ao resgate do “dinheiro esquecido”. Portanto, é essencial seguir algumas dicas de segurança:
Lembre-se de que somente a instituição que aparece na consulta aos valores a receber pode entrar em contato com você, principalmente no caso de pedido de resgate sem indicar uma chave PIX. No entanto, ela nunca irá pedir seus dados pessoais ou sua senha.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…