Chamadas
DIRF 2022: Detalhes que os empregadores devem se atentar
O prazo de entrega da DIRF 2022 foi prorrogado para o dia 28 de fevereiro, inicialmente a entrega desta obrigação seria realizada no dia 25, mas isso mudou. Cabe agora aos empregadores se organizarem.
A entrega da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) termina nesta segunda (28), então é hora de organizar todos os documentos necessários e enviar essa obrigação.
No artigo de hoje, nós vamos te apresentar algumas partes que os empregadores devem se atentar na elaboração e envio da DIRF 2022.
DIRF 2022
A DIRF é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas, que pagaram ou creditaram rendimentos com retenção do imposto de renda, mesmo que em um único mês do ano passado (2021).
Existem diversas regras que os empregadores devem se atentar para o envio da DIRF 2022.
Os condomínios edilícios e as pessoas físicas e jurídicas que efetuaram pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a pessoa física, ou jurídica residente ou domiciliada no exterior, mesmo que não tenha havido a retenção do imposto, devem elaborar a DIRF 2022.
Preste atenção!
Como citamos, a entrega da DIRF 2022 termina na próxima segunda-feira, 28 de fevereiro, o envio pode ser realizado até às 23 horas e 59 minutos.
Com a intenção de ajudar, mostraremos algumas dicas para que você não tenha dúvidas na elaboração da sua Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.
Veja a seguir as principais partes que os empregadores brasileiros devem se atentar ao elaborar e enviar a DIRF 2022:
Sociedade em conta de participação
Na DIRF 2022, não há um limite de lucros a serem informados referente aos registros de SCP (Sociedade em Conta de Participação).
Então, é preciso informar todos os beneficiários de rendimentos provenientes de dividendos e lucros distribuídos pela Sociedade em Conta de Participação.
Reembolso
Se acontecer um reembolso de despesa médica pago pelo plano de saúde empresarial ao funcionário, a empresa deverá informar os valores anuais totais nos campos correspondentes a despesas realizadas no ano-calendário ou despesas de ano-calendário passado.
A prestação de conta do valor reembolsado não é obrigatória, devendo ser realizada só se a empresa estiver com a informação.
A ajuda compensatória integra a DIRF?
Destacamos que a ajuda compensatória paga por conta da redução proporcional de jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária de contrato de trabalho, previstos no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), tem natureza indenizatória.
Portanto, a ajuda compensatória não faz parte da base de cálculo da DIRF 2022.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.