Disponível crédito para caminhoneiros e produtores rurais no Banco do Brasil

O governo federal ampliou ontem, dia 07, a linha de crédito que permite a antecipação de frete para os caminhoneiros autônomos. A possibilidade já havia sido lançada pela Caixa Econômica Federal e agora também está disponível no Banco do Brasil (BB). 

Chamada de Antecipa Frete, a linha de crédito do Banco do Brasil foi lançada na sede do Banco do Brasil, em Brasília, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL); do presidente do BB, Fausto Ribeiro e do Ministro da Economia Paulo Guedes.

De acordo com as regras, a linha de crédito permite aos caminhoneiros autônomos que são correntistas do banco antecipar fretes em até 120 dias  por meio do aplicativo do BB. O presidente do BB, Fausto Ribeiro Neto, disse que a nova linha de crédito tem potencial para antecipar quase R$ 8 bilhões por ano em fretes.

As empresas devem cadastrar os fretes que serão pagos aos caminhoneiros no sistema do BB. Com isso, os caminhoneiros poderão antecipar o pagamento por meio do aplicativo do banco. Segundo Fausto Ribeiro, o objetivo é liberar os recursos com agilidade e autonomia para os motoristas. 

As condições do Antecipa Frete são: 

  • fretes com pagamento programado para os próximos 120 dias;
  • taxas de juros a partir de 1,79% ao mês, conforme perfil do cliente;
  • necessidade de convênio com a transportadora/embarcadora PJ.

 Fausto Ribeiro disse que a linha tem a menor taxa do mercado. Na Caixa Econômica Federal, os juros começam em 1,99% ao mês.

Preservação do Meio Ambiente

O Banco do Brasil também anunciou a emissão da sua 1º CPR (Cédula de Produto Rural) voltada à preservação. Segundo o BB, é uma modalidade de crédito que permite a monetização da área preservada pelos produtores rurais brasileiros. Na CPR Preservação, a vegetação nativa do imóvel rural serve de lastro para crédito. 

Os valores financiáveis serão estabelecidos de acordo com o bioma em que o estabelecimento rural está localizado, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica.

O presidente do BB, Fausto Ribeiro Neto, disse que é esta a 1ª vez que um produto financeiro usa como lastros as reservas ambientais, contribuindo para a preservação de nossas florestas, rios e mangues. A medida vai gerar recursos adicionais para o produtor rural, vai estimular a preservação ambiental e ainda pode contribuir com a atração de investimentos externos. 

Na prática, os produtores terão acesso a recursos adicionais para arcar com custos decorrentes das atividades produtivas e de conservação.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago