Disputa judicial por terras gera atentado contra acampamento de trabalhadores rurais

Ontem, quarta-feira (11) quatro suspeitos foram presos pela polícia Federal, as prisões foram motivadas pelo atentado ocorrido contra um acampamento de trabalhadores rurais situado em Palmeirante (TO).

A operação batizada de Terra Arrasada tem o objetivo de investigar o ataque cometido contra o acampamento situado em uma área de disputa judicial de terras pertencentes à União. Além das prisões, também foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em cidades de diferentes estados (Tocantins, Goiás e no DF) buscando identificar todos os envolvidos. 

Os investigados podem vir a responder por cerca de dez crimes com penas que podem totalizar mais de 85 anos de prisão, entre eles podemos destacar invasão, tentativa de homicídio e homicídio. 

Ataque ao acampamento

A área é ocupada por dezenas de famílias a aproximadamente 5 anos é de posse da União, mediante batalha judicial o fazendeiro que alega ser proprietário de uma porção dessas terras teve direito de reintegração de parte delas.

A decisão foi tomada pela 1º Vara Cível de Colinas do Tocantins e uma porção dos trabalhadores foram retirados da terra, o MPF (Ministério Público Federal) aguarda que esta decisão seja revista.

Enquanto esta situação não se resolve de forma cabal, os conflitos agrários movidos pelo desejo das terras continuam, na última sexta-feira (6) um atentado foi feito contra as famílias situadas na área.

O acampamento foi invadido por mercenários que mataram um homem e fizeram uma tentativa de homicídio contra outro. Além disso, queimaram e derrubaram os barracos dos trabalhadores rurais, aqueles que não estavam presentes no ataque encontraram o acampamento queimado e derrubado quando retornaram.

Getúlio Coutinho dos Santos, o homem de 54 anos morto com dois disparos de arma de fogo não fazia parte do acampamento, estava indo para a chácara de sua posse. Getúlio estava na garupa da moto de um amigo, ao ser alvejado ele morreu no local, o amigo apesar de ferido conseguiu fugir do local.

Por Leonardo Grandchamp

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

3 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago