Chamadas
Dúvidas de como declarar Poupança no seu Imposto de Renda? Veja aqui!
Se você faz parte do grupo de quem deve declarar Imposto de Renda, é preciso informar seus rendimentos e despesas todo ano. Isso ocorre para que o governo analise se você está pagando os tributos corretamente.
Todavia, um detalhe que nem todo mundo sabe é que, mesmo tendo isenção de IR, em alguns casos é necessário declarar os valores aplicados na caderneta.
Contudo, tenha calma. Vamos explicar detalhadamente como declarar os seus rendimentos e sua poupança na Declaração do Imposto de Renda 2023.
Acompanhe a seguir!
Leia também: Reforma tributária: Setor agro defende alíquotas menores…
Como declarar Poupança no Imposto de Renda
Você provavelmente já sabe que a caderneta de Poupança é isenta de IR. Entretanto, isso não exime de incluí-la na declaração. Suas aplicações e ativos financeiros devem constar Declaração de Ajuste Anual, caso você a faça.
Conforme as regras previstas, quem fizer a declaração deve informar saldos superiores a R$ 140 em contas de Poupança. Isso é feito na ficha “Bens e Direitos”, considerando o saldo do último dia do ano anterior (31 de dezembro). Marcar o código “04 – Aplicações e Investimentos”.
Os depósitos em conta poupança devem ser aparecer pelo código 01. É preciso saber que desde 2018 ocorreram algumas mudanças para a declaração de aplicações financeiras nesta ficha.
Há campos específicos para informar o CNPJ da instituição financeira, o número da agência (sem o dígito verificador) e o número da conta. Você deve indicar também o número da conta sem o dígito no campo especificado, e o seu dígito verificador no campo DV.
No campo “Discriminação”, informe o nome da instituição financeira, se a conta é conjunta e, em caso positivo, inclua o CPF do outro titular.
Rendimentos
Os rendimentos de poupança devem ser informados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Aqui, não se trata do saldo da conta, mas do valor obtido por meio da aplicação financeira.
As instituições financeiras enviam o Informe de Rendimentos, que indica o total obtido pela poupança no ano. Logo, basta replicar as informações ao preencher a sua declaração.
Também é necessário indicar os valores nos anos anteriores. Em 2023, por exemplo, os campos “Situação em 31/12/2021” e “Situação em 31/12/2022” devem preencher com os valores discriminados no informe de rendimentos enviado pela instituição financeira.
Você deve escolher o código 12, específico para “Rendimentos de cadernetas de Poupança, letras hipotecárias (LH), letras de crédito do agronegócio e imobiliárias (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários (CRa e CRI)”.
Além disso, é preciso mostrar se os rendimentos são do titular ou de um dos dependentes da declaração. Informe também o nome e o CNPJ da instituição financeira pagadora e o valor dos rendimentos.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep