É possível fazer o Pix pelo cartão de crédito?

O Pix é um método de pagamento imediato, criado pelo Banco Central. Ele possibilita que cidadãos e empresas façam transações em menos de 10 segundos, utilizando um aplicativo de celular. Atualmente no Brasil, a quantidade de transações realizadas pelo Pix ultrapassa as da TEDs e do DOCs. 

O Pix caiu nas graças da população brasileira e para que ele continue sendo o queridinho das pessoas, as inovações não param.

Entenda mais sobre esse tipo de transação no artigo que preparamos.

É possível fazer o Pix com o cartão de crédito?

O primeiro passo é entender que o Pix é uma forma imediata de fazer transferência de dinheiro, portanto não é possível fazer uma transferência usando o cartão de crédito. De forma prática, não é possível enviar saldo de crédito, através do Pix. É necessário ter um valor na conta para fazer a transação, assim como qualquer outra forma de transferência de dinheiro.

De acordo com informações do Banco Central, o Pix não está associado com operações de crédito; por esse motivo, se alguém afirmar que usou o cartão de crédito para fazer a transação, essa pessoa está enganada. Não existe uma forma de fazer a operação sem saldo disponível na conta.

Como as instituições financeiras disponibilizam parte do limite do cartão de crédito para o Pix?

Apesar de não ter como fazer o Pix pelo cartão de crédito, algumas instituições financeiras liberam uma parte do limite do cartão de crédito para o Pix como uma forma de empréstimo. O banco transfere uma determinada quantia pré-aprovada para a conta do usuário. Dessa forma, com dinheiro na conta a transação pode ser realizada.

Importante: Essa transferência não é igual a convencional, portanto é preciso pensar bem antes de aceitá-la. Como foi mencionado, a transferência para o Pix é um espécie de empréstimo, assim o cliente estará sujeito aos juros e até algumas taxas extras. 

Quais são as formas de fazer o PIX?

Até o momento, existem 3 maneiras de fazer esse tipo de transação: colocando as informações do destinatário e confirmando a operação; leitura do QR Code criado por quem vai receber o pagamento e através de um código de “copia e cola” criado por quem vai receber o Pix.

Como receber o Pix?

Para receber o dinheiro é necessário informar a chave cadastrada. Essa chave pode ser o número do CPF, endereço de e-mail, número de telefone, entre outros, ou ainda criar um código, através do aplicativo do banco.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago