Academia simples nacional
Abrir uma academia pelo Simples Nacional é uma forma de transformar a paixão por atividade física em um negócio rentável. Esse regime facilita a formalização e é ideal para quem está começando na área fitness.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a academia no Simples Nacional e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: “Em primeiro lugar, a formalização de uma academia no Simples Nacional exige o cumprimento de alguns critérios estabelecidos pela Receita Federal. A saber. os principais são:
Assim, no caso das academias, a atividade econômica deve estar registrada como “atividades de condicionamento físico” (CNAE 9313001).
Esta atividade é permitida no Simples Nacional, mas requer atenção redobrada quanto à forma de tributação, como explicaremos a seguir.”
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A tributação de uma academia no Simples Nacional pode ocorrer por dois anexos distintos:
É aplicado às empresas com folha de pagamento igual ou superior a 28% da receita bruta. Nesse caso, a alíquota inicial é de 6% e pode subir até 33%, conforme o faturamento anual. Esse anexo é mais vantajoso para empresas que investem na contratação de profissionais CLT.
Leia também: Anexo III do Simples Nacional: Guia Completo
É aplicado às empresas com folha de pagamento inferior a 28% da receita bruta. A alíquota inicial é de 15,5% e pode chegar até 30,5%.
Ou seja, quando o empreendedor mantém a maioria dos prestadores como pessoa jurídica ou autônomos, acaba pagando mais impostos.
A boa gestão da academia simples nacional pode permitir uma migração do Anexo V para o Anexo III, o que garante uma carga tributária mais leve. Sem dúvida, isso exige planejamento e acompanhamento contábil.
Leia também: Anexo V do Simples Nacional: Guia Completo”
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Além da simplificação tributária e da possibilidade de pagar menos impostos, outras vantagens se destacam:
Acima de tudo, esses pontos tornam o Simples Nacional uma escolha estratégica, especialmente para quem está estruturando o negócio com responsabilidade e foco no crescimento.”
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo: “Academia Simples Nacional: como abrir sua academia com economia e regularização” Disponível em:https://blog.esimplesauditoria.com.br/academia-simples-nacional. Por Leonel Monteiro em 13/06/2025.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A legislação atual estabelece que a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta…
IOB Emissor agora oferece Calculadora de Preços! Nova funcionalidade ajuda empresas a recalcularem margens e…
Benefício pode ser pago em duas etapas e todo trabalhador de carteira assinada tem direito
A idade sozinha não garante o benefício; o fator decisivo é a condição de saúde…
Com a proximidade da Reforma Tributária, que passa a vigorar com mudanças estruturais nos próximos…
O ano de 2026 deve consolidar um novo capítulo para a economia brasileira, marcado por…