Além de pagar uma multa por turno perdido, o eleitor que não votar pode perder o direito de exercer certos direitos.
Mas caso você não esteja na cidade onde você deve votar, e não poderá realizar seu dever, existe uma saída.
O voto em trânsito é uma possibilidade para aqueles que não estarão na cidade ou estado onde votam, mas querem exercer sua cidadania escolhendo seus representantes.
Mas é preciso se atentar ao prazo, que começou no dia 18 de julho e vai até 18 de agosto. Em 2022, as eleições estão marcadas para os dias 2 de outubro e 30 de novembro, caso haja necessidade de um segundo turno.
Existem duas modalidades de voto em trânsito, sendo elas:
O pedido precisa ser feito presencialmente, nos cartórios eleitorais, é necessário fazer um agendamento virtual pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, antes de ir presencialmente a um cartório eleitoral e fazer a solicitação do voto em trânsito.
A solicitação não pode ser feita por terceiros, apenas pelo próprio cidadão. Na ida ao cartório, o eleitor precisa indicar a cidade onde vai votar e é preciso levar um documento oficial de identificação com foto.
Somente capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores são elegíveis, e a lista está disponível aqui. Não há possibilidade de realizar o serviço pela internet.
O cidadão pode fazer o pedido para votar fora do domicílio eleitoral em cada turno, de forma separada, ou já para ter o direito nos dois dias de votação.
A alteração ou o cancelamento da habilitação para votar em trânsito poderá ser solicitado no mesmo período da habilitação até o dia 18 de agosto.
Após esse prazo não será possível alterar ou cancelar a solicitação já autorizada.
Seja qual for o motivo da sua ausência nas eleições, o mais indicado é que você justifique para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em até 60 dias após cada turno. Caso isso não aconteça, terá pendências com a Justiça Eleitoral e estará sujeito a algumas penalidades, além do pagamento de multa.
Existem três maneiras de justificar:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…