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Emissão de Nota Fiscal: 7 dicas rápidas sobre o assunto

Emissão de Nota Fiscal é um processo que geralmente toda empresa deve efetuar, sendo, praticamente obrigatório às organizações.

E para isso, são necessárias alguma práticas e dicas, para garantir o sucesso dessas emissões.

Continue acompanhando este post e verifique algumas dicas rápidas sobre o assunto.

7 dicas para a Emissão de Nota Fiscal

Para que a Emissão de Nota Fiscal em sua empresa seja feita com qualidade e organização, é necessário seguir algumas dicas. Verifique:

1. Credencie sua empresa

O credenciamento é um procedimento para que um contribuinte consiga emitir notas fiscais, ou seja, solicita uma autorização para tal fim.

O processo deve ser solicitado na Sefaz do estado em que a empresa atua, e caso a empresa atue em diversos estados, é necessário fazer o credenciamento em todos eles.

Portanto, o primeiro passo para que a Emissão de Notas seja possível, é necessário que haja o credenciamento da empresa.

2. Tenha um Certificado Digital

O Certificado Digital é um arquivo eletrônico e possui a assinatura digital, com dados do titular, sendo pessoa física ou jurídica.

Com um certificado é possível fazer transações seguras e confiáveis, como a emissão de notas fiscais.

É possível a aquisição de certificado digital por mídia móvel – token e cartão – ou por arquivo – no computador.

3. Tenha um Software Emissor de Notas Fiscais

Adquirir um software emissor qualificado é de muita importância para a emissão de qualquer documento fiscal.

Além disso, apenas com um software emissor, seja gratuito ou pago, é possível a emissão eletrônica.

Emissores gratuitos, como o do Sebrae, permitem apenas a emissão de NFe e CTe, sem qualquer outro tipo de ferramenta de gestão.

Já emissores pagos, além da emissão de qualquer tipo de documento fiscal, permitem o gerenciamento de diversas áreas de uma empresa, como, financeira e comercial.

Portanto, um software emissor é uma das práticas mais importantes em uma emissão.

4. Saiba a CFOP e Natureza da Operação a serem utilizadas

Ao emitir suas notas fiscais, tenha em mãos as informações corretas, como a CFOP e Natureza da Operação.

Esses dois elementos são de cunho totalmente obrigatório e definem a operação e o tipo de funcionalidade da nota.

Estes códigos, geralmente, são passados pelo(a) contador(a), por isso, tenha total certeza da numeração e descrição de cada um.

5. Saiba todos os impostos

Impostos em uma nota fiscal são informações necessárias, pois, comprovam que a empresa não sonega impostos e segue o que o governo exige.

Portanto, saiba todos os impostos que sua empresa é obrigada a pagar, ou se é obrigada a pagar, e entenda como inseri-los na Nota Fiscal.

6. Evite problemas com informações incorretas

Inserir informações incorretas ou de forma incorreta, pode causar problemas para a empresa.

Por isso, evite qualquer tipo de erro ao emitir uma nota, seja erro de digitação, de informações ou dados.

Tenha paciência no momento de coletar os dados e no momento da emissão da nota em si, assim, esta etapa será seguida com sucesso.

7. Tenha acompanhamento contábil

O acompanhamento contábil irá facilitar toda e qualquer burocracia fiscal e contábil da empresa.

Pois, com todas as exigências do governo, um(a) contador(a) irá qualificar e melhorar os processos rotineiros da organização.

Portanto, tenha a certeza de ter um acompanhamento contábil de qualidade para a rotina de emissão de suas notas fiscais.

Gerencie suas emissões de forma automatizada

Gerenciar uma empresa de forma automatizada e organizada pode ajudar em toda seus processos diários.

Para isso, um software de emissão e gestão se faz necessário, como os aplicativos da Soften Sistemas.

Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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