Uma importante mudança no processo de abertura de empresas já está em vigor. A Receita Federal informou que, desde 27 de julho, empreendedores devem escolher o regime tributário no mesmo momento em que solicitam o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Essa novidade está detalhada na Nota Técnica nº 181/2025 da Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros (Cocad). O documento traz as diretrizes para a utilização do novo Módulo AT (Ambiente de Trabalho) da Redesim. Trata-se de uma ferramenta implementada pela reforma tributária que integrará essa funcionalidade ao processo de registro de pessoas jurídicas.
O principal objetivo do Módulo AT é padronizar procedimentos e otimizar o funcionamento do sistema, garantindo a interoperabilidade da base do CNPJ com as administrações tributárias estaduais, distrital e municipais. Isso significa um processo mais fluido e conectado entre os diferentes órgãos.
Leia também:
Anteriormente, a seleção do regime tributário era um passo posterior à criação do CNPJ, da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal. Com a mudança, a Receita Federal busca simplificar o registro e a legalização de negócios no país.
De acordo com a Nota Técnica, ao solicitar o CNPJ, o sistema exibirá as opções tributárias disponíveis diretamente na plataforma nacional. Assim, o empreendedor ou seu contador poderá visualizar em uma única tela o número do CNPJ atribuído e as escolhas tributárias, seja pelo Simples Nacional ou pelos novos regimes de tributação do consumo instituídos pela reforma tributária.
Para contadores, essa alteração representa um ganho significativo. Afinal, a integração da escolha do regime tributário na abertura do CNPJ irá facilitar para os escritórios contábeis que fazem esse trabalho de abertura de empresa.
Atualmente, a opção pelo Simples Nacional, por exemplo, só pode ocorrer após a conclusão de todas as inscrições (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal). Já para os demais regimes, o fisco só tem ciência após o pagamento do primeiro tributo.
Com a nova funcionalidade, o processo se torna mais ágil e eficiente, beneficiando tanto os empreendedores quanto os profissionais contábeis envolvidos na formalização de negócios.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.