Empreendedores: Prazo para Adesão ao Simples Nacional se Encerrará no Fim do Mês

Os empreendedores que desejam optar ou retornar ao regime do Simples Nacional têm até o final deste mês para formalizar seu pedido. A Receita Federal anunciou que esta oportunidade está disponível para aqueles que foram excluídos do regime em 2024 e desejam reingressar, incluindo aqueles que não regularizaram suas pendências relacionadas aos Termos de Exclusão enviados entre 30 de setembro e 4 de outubro.

Receita Federal

Conforme informações da Receita Federal, dos 1.876.334 contribuintes notificados com termos de exclusão, aqueles que regularizarem suas pendências dentro do prazo estipulado pela legislação permanecerão automaticamente no Simples Nacional, sem a necessidade de um novo pedido. Em contrapartida, aproximadamente 1,5 milhão de contribuintes que não resolveram suas situações começaram a ser excluídos do regime a partir da última quarta-feira (1º).

CNPJs Excluídos

Para que os CNPJs excluídos possam retornar ao Simples Nacional, existem várias opções de regularização disponíveis, incluindo parcelamento e transação de débitos. Os interessados em verificar a situação de seu CNPJ podem acessar a seção “Consulta Optantes” no portal da Receita Federal. É importante destacar que, para ingressar ou reingressar no Simples Nacional, o CNPJ deve estar em conformidade com as exigências das administrações tributárias federais, estaduais e municipais.

No Brasil, o Simples Nacional atualmente abrange cerca de 23,4 milhões de contribuintes, sendo que 16 milhões são microempreendedores individuais (MEI). A Receita Federal projeta que até o dia 31 de janeiro, o número de pedidos de adesão será similar ao dos anos anteriores, com uma expectativa em torno de 1,2 milhão de novos requerimentos.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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