Entenda como apurar e emitir o DAS corretamente
A empresa que escolhe o Simples Nacional deve calcular o DAS todo mês para manter os impostos em dia e evitar problemas com o fisco.
O Simples Nacional ajuda micro e pequenas empresas a pagarem seus impostos juntos, com menos burocracia e mais facilidade na gestão.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Apuração do DAS: e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: ”O DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é uma guia de pagamento que unifica diversos tributos devidos por empresas optantes pelo Simples Nacional, um regime tributário simplificado destinado a microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Criado pela Lei Complementar nº 123/2006, o Simples Nacional visa reduzir a burocracia e os custos para pequenos empresários, permitindo o recolhimento de impostos de forma unificada e simplificada.
Ao optar pelo Simples Nacional, a empresa realiza o pagamento mensal de seus tributos por meio do DAS, que engloba os seguintes impostos:
Essa unificação facilita a gestão tributária, permitindo que o empresário efetue um único pagamento mensal para quitar diversas obrigações fiscais.”
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Para aderir ao Simples Nacional e usufruir das facilidades do DAS, a empresa deve atender aos seguintes requisitos:
Além disso, é importante verificar se a atividade que a empresa exerce tem permissão no regime do Simples Nacional, pois há restrições específicas que podem impedir a adesão.”
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: ”A apuração do DAS envolve o cálculo dos tributos devidos com base na receita bruta mensal da empresa.
O processo se dá por meio do PGDAS-D (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório), uma ferramenta disponibilizada pela Receita Federal que permite ao contribuinte declarar suas receitas e gerar o DAS para pagamento.
Sobretudo, é fundamental que se declare corretamente as informações para evitar inconsistências e possíveis penalidades fiscais.”
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “Apuração do DAS: como funciona e como emitir corretamente”. Disponível em: Por Leonel Monteiro em 24/03/2025.
Leia também:
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…
Saiba como o empregado é protegido e quais são as verbas rescisórias neste caso
Entenda como as alterações abrirão caminho para mais exigências e ampliarão o valor das penalidades…
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…