A escassez global de talentos atingiu 75% em 2022, o maior nível em 16 anos. Isso significa que três em cada quatro empregadores relatam dificuldade para encontrar profissionais qualificados para as suas vagas. No Brasil, esse índice é ainda maior: 81% dos empregadores enfrentam esse desafio. Segundo um relatório da Randstad, algumas das principais causas da escassez de talentos são: a pandemia de COVID-19, o envelhecimento da população, a falta de qualificação e a mudança nas expectativas dos trabalhadores.
Leia também: Governo Autorizou O Preenchimento De 4.400 Vagas Em Concursos Federais
Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, o mercado de trabalho está em constante transformação e as empresas precisam se adaptar às novas demandas e expectativas dos profissionais. “A escassez de talentos é uma realidade que exige uma gestão de pessoas mais estratégica e eficiente”, comentou.
Uma das estratégias para mitigar a evasão de talentos é criar um ambiente de trabalho positivo, que estimule a confiança, o respeito e a colaboração entre os funcionários. Outra é investir em treinamento e desenvolvimento, oferecendo cursos, mentorias e feedbacks contínuos para os colaboradores. Além disso, é importante oferecer benefícios atrativos e úteis, que vão além do salário.
Saiba como o empregado é protegido e quais são as verbas rescisórias neste caso
Entenda como as alterações abrirão caminho para mais exigências e ampliarão o valor das penalidades…
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido