O 26º EESCON – SESCON SP – Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, trata-se do maior evento do segmento contábil do Estado de São Paulo, aconteceu entre os dias 12 e 14 de setembro, no Campos do Jordão Convention Center, na cidade de Campos do Jordão, interior de São Paulo.
De acordo com os organizadores, o 26º EESCON reuniu empreendedores e gestores do setor de todo o Estado e até de outras regiões do País para a troca de experiências, participação em debates e painéis sobre assuntos técnicos, de gestão e motivacionais.
O evento foi idealizado pelo SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo), e teve como tema “Os desafios da transformação”, o que propôs aos profissionais discussões sobre os desafios e a realidade que os profissionais e escritórios contábeis terão de enfrentar para se manterem ativos no mercado, o Jornal Contábil esteve presente o evento com cobertura jornalística exclusiva.
O Presidente do SESCON-SP, esclareceu ao Jornal Contábil, Márcio Massao Shimomoto que, “as mudanças vêm da necessidade do mercado em receber informações cada vez mais rápidas e detalhadas para tomadas de decisão. Todas as obrigações acessórias que o fisco exige das empresas estão sendo cumpridas por meio de programas de processamento de dados, que tratam as informações e as remetem ao órgão competente”, destacou Shimomoto.
O que se sabe é que o mercado atual é altamente competitivo. A quantidade de empresas contábeis certamente chamam a atenção. Diante de tantos disputando o mesmo espaço, inovar já não é mais um diferencial. Essa é uma postura necessária para sobreviver e atrair clientes. Mas até chegar a esse cenário, a profissão de contador mudou bastante. E tudo isso começou há muito mais tempo.
A contabilidade sempre procurou se adaptar às diversas mudanças que ocorreram na história da humanidade. Teve o método das partidas dobradas, evoluindo os sistemas de custos na Revolução Industrial. Depois, foi criada a contabilidade gerencial, com o surgimento das sociedades por ações.
Durante a abertura, a presidente do CRCSP, Márcia Alcazar, destacou que “o profissional da contabilidade deve estar antenado neste tempo em que a tecnologia já faz parte das empresas de contabilidade”. Além disso, Alcazar incentivou os profissionais a se atreverem mais, “sendo multifuncionais e sem medo”.
Hoje, o momento é digital. A tecnologia impacta diretamente o trabalho do profissional contábil. Diversas declarações devem ser entregues eletronicamente. Além disso, existe a necessidade de entregar informações corretas e de forma rápida aos empresários.
Para os contadores que estão abertos às mudanças, a tecnologia tende a ser uma grande aliada. Seus reflexos aparecem na produtividade, na otimização do tempo e, especialmente, na precisão das informações.
A verdade é que a tecnologia vem facilitando a profissão de contador nos últimos anos. Isso ocorre especialmente com os novos integrados aos clientes. Tais ferramentas podem ser acessadas de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.
Tecnologia significa automação no serviço contábil. Adaptar-se às mudanças positivas que isso proporciona pode fazer o contador ganhar muito tempo. É só pensar nas tarefas repetitivas que o serviço de escrituração contábil ainda exige.
Para a presidente do CRCSP, tecnologia e contabilidade andam juntas e as disrupturas digitais fazem parte da realidade do cotidiano dos profissionais. “Precisamos estar atentos às novidades e sempre abertos a novos conhecimentos, afinal, nosso trabalho contribui para o desenvolvimento das empresas e do nosso País”, encerrou Alcazar.
Alguns Momentos do Evento!
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…