Fonte: Google
De acordo com o novo Estudo de Maturidade Digital das Pequenas Empresas 2020 (2020 Small Business Digital Maturity Study), realizado em oito países, as empresas de pequeno porte podem acrescentar US$ 2,3 trilhões ao PIB mundial até 2024, contribuindo para a recuperação econômica durante e após a pandemia.
A pesquisa, realizada pelo IDC e encomendada pela Cisco, analisou pequenas empresas nos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Chile, Reino Unido, Alemanha e França para entender melhor suas oportunidades e desafios atuais e a correlação entre maturidade digital e maiior rapidez de recuperação.
Juntas, essas oito economias também podem ter um incremento de 5,5% e gozar de uma taxa de crescimento 42% mais rápida graças à maior digitalização de pequenas empresas.
A fim de entender o nível de maturidade da digitalização dessas empresas, o IDC desenvolveu parâmetros para ajudá-las a avaliar com clareza suas capacidades atuais e saber onde estão em um índice de quatro estágios – que vai de Digital Indifferent, no primeiro estágio, até o Digital Natives, o mais avançado.
Esse estudo é uma continuação do estudo APJC SMB, divulgado em julho.
“A pandemia de Covid-19 exacerbou a desigualdade digital que já estava presente no mercado de pequenos negócios e está forçando as empresas a acelerar sua digitalização”, afirma Daniel-Zoe Jimenez, vice-presidente associado e chefe de pesquisas de Transformação Digital e PME do IDC.
“As pequenas empresas estão se dando conta de que a digitalização não é mais uma opção, e sim uma questão de sobrevivência. Embora a pesquisa mostre que muitas pequenas empresas estão progredindo, elas devem aumentar o foco nos processos e nas operações de digitalização, utilizando tecnologias digitais para garantir a continuidade dos negócios e sua resiliência futura.”
O estudo trouxe dados exclusivos sobre o cenário de digitalização das pequenas empresas no Brasil.
51% delas se encontram no estágio inicial, Digital Indifferent ou Fase 1.
Isto coloca o país na 18ª posição no ranking de maturidade digital das pequenas empresas. A estimativa é que até U$ 9 bilhões podem ser somados ao PIB nacional até 2024 através da digitalização das pequenas empresas.
Para os pequenos empresários, entre as áreas mais impactadas pelas Covid-19, estão estilos de trabalho (14%), fluxo de caixa (14%), produção de vendas (13%) e produção (13%).
Contudo, 96% das pequenas empresas dizem que a COVID-19 tornou seus negócios mais dependentes da tecnologia.
Outro dado importante é referente à digitalização futura do negócio.
81% creem que a Covid-19 acelerará a digitalização de seus negócios.
Mas para 79%, esta aceleração se dará no patamar entre 11%-50%.
Além disso, 62% das pequenas empresas acreditam que a digitalização de negócios é fundamental para sua organização se tornar mais resiliente no futuro.
Os pequenos empresários também estão reconhecendo o papel da digitalização na sua competitividade: 67% dizem que o principal motor para se transformar digitalmente é trazer novos produtos e serviços para o mercado, distanciar-se da concorrência e crescer.
Os entrevistados brasileiros também responderam sobre os principais desafios para digitalizar seus negócios, entre eles estão: a resistência cultural à mudança (18%), escassez de talentos e habilidades dentro da organização (17%) e falta de tecnologias necessárias para viabilizar a transformação digital (12%).
Por fim, os principais investimentos em soluções tecnológicas que as pequenas empresas farão nos próximos 18 meses incluem soluções para ajudar os funcionários a trabalhar remotamente e/ou automatizar processos principais (44%), tecnologias digitais para melhorar as vendas online (44%) e uma estratégia digital que os ajudará a navegar na crise com metas claras (42%).
De acordo com Jay Gumbiner, Vice-presidente de Pesquisa da IDC América Latina, “O segmento de PME sempre será importante na região da América Latina, pois é um dos ‘motores’ de crecimiento que representa mais de 80% dos empregos. No ecossistema de 13,2 milhões de empresas formais, quase 900 mil têm entre 50-499 empregados, enquanto mais de 12 milhões têm menos de 50 empregados. Os fornecedores que encontrarem formas de oferecer serviços e suporte para esse bloco de empresas de uma maneira eficiente serão os líderes de amanhã.”
As pequenas empresas variam entre os quatro estágios de maturidade digital, surpreendentemente com apenas 25% das empresas participantes da pesquisa no estágio mais avançado (quarto estágio) e 4% ainda no primeiro estágio/estágio de nativa digital – grupo formado pelos três países da América Latina pesquisados: Brasil, México e Chile.
Em relação à recuperação durante e após a pandemia, as pequenas empresas que estão no terceiro e quarto estágios, de maior maturidade, têm o maior índice de recuperação, são capazes de responder mais rapidamente às mudanças das condições do mercado e estão aumentando seu faturamento a taxas mais altas.
A Covid-19 só fez reforçar o fato de que a digitalização não é mais opcional para as pequenas empresas, mas uma necessidade.
Ainda que atualmente as tecnologias digitais estejam mais amplamente disponíveis e ajudem a equiparar a concorrência, as pequenas empresas enfrentam entraves em muitos aspectos.
Esta crise tornou as pequenas empresas mais dependentes da tecnologia e mais cientes da importância da digitalização.
No que se refere ao investimento em tecnologia nos próximos 18 meses, as pequenas empresas pretendem investir em soluções na nuvem e também construir infraestrutura on-premises, tanto de software quanto de hardware.
Pequenas empresas de todo o mundo estão aprendendo a se adaptar ao clima atual, a superar os desafios e a adotar tecnologias que possam ajudá-las não só a sobreviver a esta crise, como também a prosperar por muito tempo depois que ela passar.
No entanto, a primeira pergunta para muitas delas é: “Por onde começar?”.
A Cisco e o IDC fazem as seguintes recomendações para que elas criem resiliência:
O Estudo de Maturidade Digital das Pequenas Empresas 2020 (2020 Small Business Digital Maturity Study) coletou e analisou dados de mais de 2 mil pequenas empresas em oito países a fim de levantar os desafios e as oportunidades das empresas em sua jornada de transformação digital e no contexto da Covid-19.
Os oito mercados são Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, México e Reino Unido.
O Índice de Maturidade Digital da Pequena Empresa (Small Business Digital Maturity Index) é composto por quatro dimensões: Estratégia Digital e Organização, Processos Digitais e Governança, Tecnologias Digitais e Pessoal e Qualificação Digital.
Cada dimensão trata de um aspecto essencial do domínio digital e pode ser avaliada separadamente, como medida da maturidade relativa em termos de um aspecto específico do funcionamento e desempenho do negócio, indicando metas para as pequenas empresas mirarem em sua jornada de transformação digital.
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