A partir de 2024, pequenos negócios de diversos segmentos, como farmácias, postos de gasolina, pedágios, padarias, supermercados, lavanderias, armazéns logísticos, entre outros, terão a chance de obter uma significativa redução na conta de energia elétrica. Dependendo da região do país e da época do ano, o abatimento pode chegar a 40% por mês. E é possível assegurar um desconto fixo de pelo menos 20% por mês em um período de três anos.
O motivo dessa boa notícia é a ampliação do Mercado Livre de Energia Elétrica para um novo grupo de consumidores e a operação de empresas como a Infinity Energias, que cuida de todo o processo de migração e oferece uma opção de contrato que garante um desconto fixo por três anos.
Leia também: Energia Elétrica: Aneel propõe redução de até 37% no valor das bandeiras
Instituído no início dos anos 2000 para permitir que os consumidores escolham a geradora de energia de forma livre e negociada, o Mercado Livre de Energia vem sendo expandido gradualmente desde então. Disponível hoje para médios e grandes consumidores, será ampliado a partir de 1º de janeiro para clientes com carga superior a 30kW. Na prática, significa que a migração passa a ser possível e vantajosa para empresas em alta tensão que hoje pagam a partir de R$ 10 mil de energia por mês. Esse universo representa cerca de 170 mil clientes em todo o País.
O melhor caminho para aproveitar os benefícios do Mercado Livre de Energia é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, que ficará encarregada da negociação com geradores de energia, da burocracia e da parte operacional da migração.
Essa é uma das especialidades do grupo Infinity Energias, que foi criado em 2016 e atua com Gestão e Assessoria para Mercado Livre de Energia Elétrica, Geração Distribuída de Energia Elétrica, Gás Natural e Eficiência Energética, destacando-se pela qualidade do serviço.
A empresa cuida de todo o processo. Para começar, o interessado precisa apenas enviar a última fatura de energia elétrica. Em até três dias, a empresa realiza um estudo de viabilidade e apresenta o resultado ao cliente. Com a aprovação da proposta, a Infinity dá início ao processo de migração.
“O Mercado Livre de Energia Elétrica possui a capacidade de personalizar um produto para cada negócio”, diz Guilherme Godoy, diretor de Novos Negócios e Head da Mesa de Comercialização de Energia Elétrica da Infinity. “Independentemente do setor de atuação da empresa, conseguimos atender todas as necessidades de consumo de energia elétrica, com a maior flexibilidade possível”, completou.
A opção mais procurada pelos clientes, lançada recentemente, é o desconto garantido, que oferece um percentual de abatimento no preço da energia em comparação com o valor pago à distribuidora atual por um período mínimo de três anos. Essa alternativa assegura uma economia real e protege o consumidor das oscilações no preço do Mercado Livre de Energia.
Segundo Lucas Tocchetto, diretor de Gestão e Assessoria da Infinity, o desconto varia caso a caso. “Tivemos clientes que aproveitaram cerca de 40% de economia no último ano”, afirma. “Claro que depende de cada Estado, devido aos preços das tarifas, mas no mínimo 20% de economia temos conseguido garantir aos nossos clientes pelos próximos três anos.”
A empresa é capaz de oferecer esses níveis de desconto por causa das parcerias que mantém com geradores de energia. “Temos usinas parceiras em nosso grupo econômico que nos garantem preços competitivos e confiabilidade para ofertarmos o melhor produto para nosso cliente”, explica Godoy.
Após a migração para o Mercado Livre de Energia, o cliente tem acesso a uma ferramenta tecnológica que permite acompanhar e gerenciar o consumo de energia de forma simples e eficiente. “Desenvolvemos, em parceria com a empresa GDY, o aplicativo PowerIn, que gerencia todo o consumo de energia e o benefício acumulado de nossos clientes, trazendo informação de forma simples e prática, na palma da mão”, conta Tocchetto.
Leia também: Investimento de R$ 1,7 trilhão do PAC Prioriza Habitação, Mobilidade Urbana e Energia
Para garantir um nível maior de desconto, os executivos da Infinity recomendam dar início ao processo o quanto antes. “É importante pontuar que o momento atual é muito vantajoso para a migração ao Mercado Livre de Energia Elétrica”, justifica Godoy. “Os preços de energia estão em patamares muito atrativos e os consumidores que acelerarem o processo terão benefícios financeiros representativos em comparação aos seus competidores.”
Serviço: Para saber o quanto a migração para o Mercado Livre de Energia pode gerar de economia para a sua empresa, basta acessar o site da Infinity Energias. Lá, é possível simular o valor do desconto e solicitar uma proposta personalizada.
Fonte: InfoMoney
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…