Pesquisa divulgada pela Fundação Seade mostra que os investimentos de empresas públicas e privadas no estado de SP no quadrimestre de 2023 foram de R$ 41,5 bilhões, um leve aumento em relação ao mesmo período de 2022, quando o montante foi 41,4 bilhões.
Do total de investimento dos quatro primeiros meses deste ano, 37,6% correspondem a investimentos em serviços de informação, sendo seguidos por eletricidade e gás (26,1%) e atividades auxiliares de transportes (8,2%).
Leia também: E-Commerce: Faturamento De Pequenos Empreendedores Cresceu 45% Durante O Dia Das Mães
O município de Paulínia está à frente no volume de investimentos, com 37,6%, seguido de investimentos inter-regionais (26%) e da capital (9,1%). A abrangência Inter-regionais é utilizada pela Piesp para alocar os investimentos que englobam municípios de várias regiões, sem a discriminação do valor para cada uma delas.
Em relação ao tipo de investimento, 26,4% são de ampliação, e 73,6% de implantação. A Piesp classifica os investimentos pelo tipo de ação que ocorrerá ou que está ocorrendo, sendo de implantação os investimentos relacionados à instalação de novas empresas ou unidades locais no Estado, e de ampliação, referentes a gastos na expansão da empresa e/ou compra de máquinas e equipamentos para ampliar sua capacidade produtiva.
A Piesp faz o monitoramento sistemático e automatizado dos investimentos de empresas privadas e públicas no Estado, por meio da captação diária de anúncios publicados na imprensa. A equipe de coleta entra em contato com as empresas para confirmar tais anúncios e obter informações como tipo, período, valor e local do investimento.
Leia também: Pequenos Empreendedores Podem Indicar Preposto Para Juizados Especiais Cíveis
As informações são divulgadas por tipo de investimento e setores de atividade econômica, organizadas por municípios e regiões administrativas.
Detalhes da pesquisa, inclusive com dados regionais: https://investimentos.seade.gov.br/.
Sobre o Seade
Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo, como Seade SP Economia – com análises setoriais da economia paulista; SP Trabalho, com análise de dados sobre trabalho, desocupação e rendimento para o Estado de SP e suas regiões; e Seade PIB Regional, que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado período e determinada região.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.