Empresas que se antecipam saem mais fortes das crises

Estudo realizado pelo BCG com mais de 100 empresas brasileiras líderes em valor mercado mostra que maior parte daquelas que recorreram à transformação conseguiram se recuperar em meio às últimas turbulências; conclusões podem servir de referência para superar desafios trazidos pelo coronavírus.

Economistas em todo o mundo já preveem uma forte recessão provocada pelo coronavírus nos próximos meses, o que leva as empresas a pensar em como se posicionar em condições macroeconômicas mais severas. Análises do Boston Consulting Group (BCG) com mais de 5 mil companhias em todo o mundo indicam que aproximadamente 15% das empresas de todos os setores durante recessões e desacelerações adotam uma visão de longo prazo e apostam no crescimento quando os concorrentes estão se recuperando. Com isso, conseguem se diferenciar e crescer.

No Brasil, o BCG realizou uma apurada análise de gestão e performance em mais de 100 companhias brasileiras que estão entre as líderes em valor de mercado. Dentro deste grupo de empresas – que, juntas, abrangem cerca de 80% da capitalização da BM&F/Bovespa -, o BCG identificou aquelas que registravam baixo desempenho antes da última crise e, contrariando o senso comum, recuperaram a saúde financeira justamente num dos períodos de maior turbulência da economia brasileira dos últimos tempos, no período entre 2014 e 2018.

Para Juliana Abreu, sócia do BCG e uma das autoras do estudo intitulado Thriving in the Midst of Brazil’s Uncertainty, cinco características aproximam esse grupo de empresas que, mesmo diante das adversidades, obtiveram, entre 2014 e 2018, uma taxa média anual de retorno ao acionista (TSR) de 32. “Em comum, essas empresas apresentaram foco em eficiência, estratégia orientada para o crescimento e implementação de programas formais de transformação. Também tomaram a decisão cedo de implementar programas de transformação e mantiveram o rigor na execução dos seus planos”, observa Juliana.

Empresas que se antecipam saem mais fortes das crises

O estudo aponta que, com o foco em eficiência, mais da metade dos as empresas do grupo analisado reduziram despesas de SG&A como percentual das receitas em mais de pontos percentuais. As empresas com melhores resultados mantiveram uma orientação de crescimento, apesar do cenário de grande incerteza. Coletivamente, elas registraram taxa de crescimento anual de mais de 10% entre 2014 e 2018, desempenho notável, mesmo para economia não-recessiva (em comparação, as empresas com pior desempenho em nosso estudo cresceram em média 6,5% no mesmo período).

Além disso, a maioria das empresas com melhor performance (80%) contou com um programa formal de transformação, que incluíram, entre outros, a reestruturação da companhia e corte de custos, por exemplo. No grupo com baixo desempenho, em comparação, apenas 40% das empresas estruturaram programas de transformação. Aproximadamente dois terços das empresas com melhor desempenho na amostra tomou medidas nos estágios iniciais da crise – ou, em alguns casos, antes mesmo de ela ocorrer. Por outro lado, as demais companhias demoraram a agir, quando a situação já havia piorado substancialmente. Por fim, as líderes foram altamente disciplinadas em seguir as iniciativas elencadas desde o início, com estabelecimento de KPIs e metas claras.

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais, ajudando-as a enfrentar os mais importantes desafios e capturar as melhores oportunidades. O BCG foi pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado, em 1963. Hoje, ajudamos nossos clientes com total transformação, inspirando mudanças complexas, permitindo o crescimento das organizações, construindo vantagem competitiva e gerando resultados de impacto.

Para ser bem-sucedidas, as organizações precisam combinar recursos digitais e humanos. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG ajuda a solucionar desafios por meio da prestação de serviços de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia, design, corporate e digital ventures – além de propósito de negócios. Trabalhamos com um modelo colaborativo único que gera resultados e permite a nossos clientes prosperar. Para mais informações, acesse

https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/varejo-deve-deixar-de-faturar-r-118-bilhoes-em-2020-em-decorrencia-dos-feriados-nacionais/

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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