CLT

Empréstimo Consignado CLT: MTE ensina como lançar no eSocial

O Empréstimo Consignado CLT vai se tornar mais uma obrigação para as empresas, portanto, é importante que todos os profissionais responsáveis por essa obrigação estejam atentos às mudanças, entendendo como incluir o Crédito do Trabalhador no eSocial.

A partir do mês de maio de 2025, todos os empregadores serão obrigados a incluir o desconto das parcelas do Crédito do Trabalhador contratados pelos funcionários na folha de pagamento.

Recentemente o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou orientações sobre a inclusão das parcelas do Empréstimo Consignado CLT no eSocial, para auxiliar os profissionais responsáveis por essa obrigação.

Empresas, aprendam como lançar o empréstimo consignado CLT no eSocial

Para descobrir os trabalhadores que solicitaram o empréstimo consignado CLT, será preciso acessar o Portal Emprega Brasil e consultar o relatório detalhado disponível sobre o consignado.

Se houver valores de parcela para serem descontadas será preciso lançar essas informações nos eventos remuneratórios (S-1200, S-2299 ou S-2399) em rubrica cadastrada com natureza 9253 (evento S-1010). Os códigos de incidência de FGTS, contribuição previdenciária e imposto de renda da rubrica devem ser preenchidos com [31], [00] e [9], respectivamente.

Ao enviar o evento de remuneração com a devida rubrica, será preciso indicar que se trata de desconto a título de empréstimo consignado e informar o código da instituição financeira e o número do contrato referente ao empréstimo.

Com essa informação, o valor descontado irá constar no evento S-5003 e será incluído na guia de recolhimento do FGTS Digital.

Leia também:

Outros detalhes

Segundo a publicação do MTE, as alterações referentes ao empréstimo consignado CLT no eSocial não terão efeito no FGTS Digital se o débito já estiver vencido ou se já estiver sido pago com os valores originalmente declarados. 

Neste caso, eventuais ajustes de pagamento devem ser realizados diretamente com as instituições financeiras, seguindo suas orientações. Mais orientações também foram compartilhadas na orientação.

Se você é Microempreendedor Individual (MEI) com funcionário, empregador doméstico ou tem dúvidas sobre Segurado Especial, confira a nota completa do Ministério do Trabalho e Emprego.

Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias!  Veja como Clicando Aqui!

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

2 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

2 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

3 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

3 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

3 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

3 dias ago