Entenda o que é capital de giro, como gerenciar suas finanças e saiba como conseguir empréstimos para empresas, entender sobre finanças pode te ajudar a manter uma boa saúde financeira em seu negócio.
Entender o que é Capital de Giro é fundamental
resumidamente, Capital de Giro é o dinheiro que você precisa ter para conseguir gerenciar seu negócio de forma saudável, pagando todas as contas em dia e tendo dinheiro suficiente para aceitar compras parceladas e cumprir com suas obrigações financeiras mensais.
È o resultado entre o dinheiro que você tem e o que você deve, Capital de Giro é o dinheiro necessário para realizar suas operações ao longo do tempo.
Isso está relacionado ao processo de compra, venda e recebimentos, ou seja, as atividades da sua empresa.
Geralmente esses recursos ficam nos estoques, contas a receber, fluxo de caixa e etc.
1. Planeje-se: Defina seus objetivos de negócio, principalmente a curto e médio prazo.
2. Negocie: Principalmente com fornecedores. Desenvolva uma relação forte e fiel com seus fornecedores, assim você pode negociar preço das mercadorias e prazos de entrega de uma forma mais efetiva e interessante para todas as partes.
3. Esteja sempre atento às contas
Cuidado com os prazos de contas a receber e contas a pagar. Isso é essencial para estabelecer prazos e limites de crédito do cliente.
Fique atento aos atrasos e faltas de pagamento.
Só conte com dinheiro que já está em seu caixa, não conte com contas a receber enquanto não estiver em sua conta!
4. Faça o controle de Estoque
Produto parado é dinheiro parado! Se você tiver um bom controle de estoque, principalmente usando sistemas automatizados que te ajudem nessa gestão, você poderá verificar como estão as suas vendas e pensar em estratégias de promoções para não ficar com estoque encalhado e sem capital de giro.
Os principais bancos do país, tanto privados quanto públicos, possuem linhas de crédito específicas para empresas e até mesmo segmentadas por setor de atuação.
Entretanto, em meio aos impactos da pandemia de coronavírus e temor de aumento da inadimplência, os bancos estão mais seletivos e restritivos.
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em pesquisa divulgada mostrou que 60% dos pequenos negócios que buscam empréstimo desde o início da crise do coronavírus tiveram esse crédito negado.
Sendo assim, separamos duas alternativas de linhas de crédito mais acessível que o crédito bancário.
Além de bancos, é possível conseguir um empréstimo de capital de giro com financeiras como a Porto Seguro, a seguradora conta com uma linha de crédito exclusiva para pessoas jurídicas, ideal para quem quer complementar o capital da empresa, ampliar o negócio ou conseguir o apoio que precisa para superar dificuldades.
Uma ótima alternativa de empréstimo para empresas é o refinanciamento de veículo que pode ser utilizado para impulsionar um negócio próprio ou reformar, por exemplo.
Refinanciar seu veículo pode ser a escolha ideal, já que os juros deste tipo de empréstimo são até 3 vezes menores do que um empréstimo sem garantia, além de serem muito mais atraentes do que os juros do cheque especial e cartões de crédito.
Isso acontece porque o banco ou financeira categoriza o refinanciamento de veículo como baixo risco de inadimplência.
Para fazer uma cotação de Empréstimo de Capital de Giro ou Refinanciamento de veículos, acesse o site www.jorgecouriseguros.com.br.
Se preferir, ligue para 11 2081-7000 e fale diretamente com nossos consultores.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…