Enem 2021: expectativa para o cartão de confirmação

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. E em janeiro de 2022 as provas serão aplicadas para as Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (PPL).

Para este grupo que fará as provas primeiro, o cartão de confirmação de inscrição será liberado nos próximos dias, mais precisamente a partir do dia 25. A ansiedade e expectativa são grandes.

Para que serve o cartão de confirmação de inscrição?

Trata-se de um documento emitido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) onde o candidato pode encontrar seu número de inscrição, data e hora da aplicação da prova, informações sobre a aplicação e o principal, o local de prova.

É fundamental que todos os inscritos acessem o cartão, pois, o local em que cada candidato vai fazer a prova não é divulgado em outro meio, além do cartão de confirmação.

A recomendação do INEP é para que os candidatos levem no dia da aplicação das provas o documento juntamente com um documento de identificação com foto.

Se você acessou a página do participante e não encontrou o documento ou ele apresenta algum tipo de problema, pode entrar em contato com o INEP pelo telefone 0800 616161, atendimento das 8h às 20h, inclusive aos fins de semana.

Um dos motivos do cartão ser divulgado com antecedência é exatamente a possibilidade de solucionar possíveis problemas que possam surgir com ele. Além disso, o estudante tem tempo para conhecer o local onde fará a prova.

O que é o Enem e para que serve?

 O Enem dá acesso ao ensino superior do Brasil. A prova viabiliza a entrada do indivíduo às instituições de educação públicas e privadas e o resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.

O Enem já faz parte do calendário escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e demais brasileiros que desejam ingressar no ensino superior. Portanto, qualquer pessoa que concluiu o ensino médio pode participar do exame, não necessitando ser exatamente estudante prestes a sair da escola.

Os exames são divididos em dois dias diferentes com provas de múltipla escolha e uma redação. O exame é bastante concorrido, portanto é recomendável chegar com antecedência, pois os portões de todos os locais onde as provas são aplicadas se fecham e ninguém mais pode entrar.  Se isso ocorrer, o candidato perde a chance e só poderá fazer novamente no próximo ano.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

A Nova Era da Inteligência Artificial no Brasil: Avanços e Desafios

O Crescimento da Inteligência Artificial no Brasil Nos últimos anos, o Brasil tem observado um…

4 minutos ago

Micro e pequenas empresas criaram quase a totalidade dos empregos em outubro no Brasil

Levantamento do Sebrae, a partir dos dados do Caged, verificou que 98% das vagas de…

51 minutos ago

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

3 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

3 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

3 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

3 dias ago