Carreira
Enem 2022: resultado será divulgado no próximo dia 11 de fevereiro
Atenção candidatos que prestaram provas para o Enem 2022! O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser divulgado na próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro. Este ano, o exame teve 3,1 milhões de inscritos. Nesta segunda prova, 30% dos candidatos não compareceram. O de 2020 teve quase 6 milhões de inscritos, e 55% de abstenção na segunda prova.
Para quem participou na condição chamada “treineiro” (fez somente como experiência) ainda será necessário aguardar um pouco para conferir o desempenho, que deve ser divulgado juntamente com a correção da prova de redação de todos os participantes.
O que é o Enem?
O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.
Ao longo de sua criação, o Enem acabou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, tornando-se hoje ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Como é calculada a nota do Enem?
Sabia que o seu desempenho no exame não é calculado com base no número de questões acertadas? Isso mesmo, a nota do Enem não depende exclusivamente da quantidade de questões acertadas por um participante.
Mas, leva em consideração um outro aspecto muito importante, o nível da questão acerta, para entender melhor você precisa conhecer o método TRI (Teoria da Resposta ao Item). Este sistema diferencia as questões de acordo com o nível de dificuldade. Prioriza a coerência entre as respostas dos participantes. Por isso, nem sempre conferir o gabarito oficial e ver o número de acertos no Enem pode dar pistas sobre o desempenho do aluno na prova.
Já na prova de redação aplicada no primeiro dia do exame, essa parte vale de zero a mil e pode ser decisiva na busca pela vaga desejada. Ela é corrigida seguindo 5 competências, são elas:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Proposta de intervenção que respeite aos direitos humanos
Você quer passar no concurso público dos seus sonhos?
Aprenda uma metodologia única de estudos que fará com que você seja aprovado no concurso público que sempre sonhou em até um ano.
Já imaginou se você tivesse aprendido essa metodologia a um ano atrás? Hoje de fato, você estaria exercendo o serviço público que sempre sonhou, com estabilidade e segurança financeira.
Não deixe seu sonho pra depois, além de aprender uma metodologia que lhe garantirá o concurso dos sonhos, você também aprenderá temas básicos como: organização da rotina, escolha do concurso, cronograma de estudos, materiais recomendados e outros assuntos importantes.
E aí, que tal transformar seu sonho e objetivo em realidade? Clique aqui e seja aprovado no concurso público que sempre sonhou!
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep