Enem 2025 balanço do primeiro dia de provas Foto: Angelo Miguel/MEC
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, ocorreu no domingo (9), registrou uma taxa de abstenção de 27%, percentual que se manteve próximo ao do ano anterior (26,6%), mas foi inferior às taxas de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
Apesar das ausências, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o número de participantes aumentou e que a aplicação do exame, que envolveu mais de 4,8 milhões de candidatos habilitados e 300 mil pessoas de apoio em 1.805 municípios, foi “tranquila”.
O ministro informou ainda que 3.240 participantes foram eliminados por irregularidades, como descumprimento de orientações dos fiscais, uso de material impresso, porte de equipamentos eletrônicos ou a retirada do caderno de questões antes dos 30 minutos finais da aplicação.
Neste 1° dia, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha e fizeram a Redação. As áreas de conhecimento cobradas foram Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
A previsão de divulgação do gabarito oficial é que seja divulgado nesta quinta-feira, dia 13.
O segundo dia de provas continua no próximo domingo (16), com provas de Ciências da Natureza e Matemática.
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O Enem é fundamental, pois, além de avaliar o ensino, é a principal via de acesso a universidades, sobretudo públicas (pelo Sisu), além de ser utilizado em programas de acesso a instituições particulares (Prouni e Fies).
O tema da redação do Enem 2025, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, é considerado relevante e atual, mantendo a tradição do exame de abordar questões sociais complexas e multifacetadas.
Em termos de dificuldade, a avaliação geral é que o tema não foi excessivamente difícil, mas exigiu do candidato um bom repertório sociocultural e a capacidade de fazer um recorte argumentativo que explorasse as diferentes “perspectivas” (desafios e oportunidades) do envelhecimento, e não apenas se concentrasse nos problemas.
A palavra-chave “Perspectivas” foi vital para guiar a argumentação.
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