Enem 2025 participantes já podem conferir os locais de prova / Imagem gov
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 registrou uma taxa de presença de cerca de 70% nos dois fins de semana de provas (9 e 16 de novembro), em um universo de mais de 4,81 milhões de candidatos confirmados. O número é preliminar.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o índice de comparecimento nos dois dias de avaliação é semelhante aos resultados de edições anteriores. Apenas no primeiro domingo (9), a abstenção foi de 27%. Os dados finais do balanço serão divulgados em janeiro de 2026, juntamente com o resultado do exame.
O gabarito oficial da segunda etapa do Enem será publicado na próxima quinta-feira, dia 20. “Vai ser um dia bom para os alunos comemorarem. E o resultado final será apresentado apenas [divulgado] em janeiro de 2026”, antecipou o ministro.
Uma das principais novidades anunciadas pelo ministro é que, a partir de 2026, o Enem será utilizado também para fins de avaliação da qualidade do ensino médio, substituindo o foco atual no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Segundo Santana, a mudança visa aumentar a motivação dos estudantes, que já concentram seus esforços no Enem como principal via de acesso ao ensino superior. A estratégia deve gerar um resultado “mais eficiente e fidedigno” sobre o desempenho dos alunos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já concluiu os estudos necessários para a implementação.
Leia também:
Outro anúncio é o estudo solicitado pelo Ministério da Educação (MEC) ao Inep para avaliar a aplicação do Enem 2026 em capitais de três países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), em língua portuguesa, para brasileiros e estrangeiros.
O Inep estuda a possibilidade de usar o modelo digital nessas aplicações, especificamente em Buenos Aires, Assunção e Montevidéu. A expectativa é que os estudos sejam finalizados até o fim de março de 2026, a tempo de serem incluídos no edital.
Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por conduta inadequada durante o segundo dia de provas, um número que, preliminarmente, se encontra abaixo da média histórica do Inep. De modo geral, o exame transcorreu “sem ocorrências significativas”.
Devido a um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, candidatos que fariam a prova no Ciep 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, terão a prova reaplicada em 17 de dezembro.
O ministro também confirmou o direito à reaplicação para participantes afetados por problemas logísticos (como falta de energia), desastres naturais ou doenças infectocontagiosas. A solicitação pode ser feita entre esta segunda-feira (17) e a próxima sexta (21), ao meio-dia (horário de Brasília), na Página do Participante. O pedido será analisado individualmente pelo Inep.
No último dia, os estudantes responderam às questões de Matemática e Ciências da Natureza. O Enem 2025 inovou ao adotar a metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto, buscando aprimorar a avaliação do letramento dos participantes.
O exame ocorreu em todos os 27 estados, distribuído em cerca de 12 mil locais de prova e 165 mil salas. Pela primeira vez, todas as salas foram equipadas com detector de metais para coibir fraudes. O processo de aplicação mobilizou mais de 585 mil colaboradores.
Camilo Santana também destacou o retorno da certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem para maiores de 18 anos, modalidade que atraiu quase 100 mil inscritos.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado!
Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O ano de 2026 se apresenta como um marco de potencial transformação para os Microempreendedores…
O benefício permite ao trabalhador se manter financeiramente enquanto procura por um novo emprego.
Nesta quarta-feira a Polícia Federal desarticulou um esquema de emissão de títulos de crédito falsos…
Comissões do Senado analisam aumento da CSLL no setor financeiro e criação do "Super MEI"…
Renan Bruno Agustini OliveiraAdvogado do escritório Bergamini Advogados O Supremo Tribunal Federal reconheceu repercussão geral…
Foram incluídas a obrigatoriedade dos registros E113 e E240 para certos ajustes. Confira