A partir do dia 14 abril os pedidos de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) começam, as provas acontecem anualmente, abrindo portas do ensino superior para milhares de estudantes.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicaram nesta segunda-feira (31/03) o edital para solicitar a isenção da taxa de inscrição para a prova de 2025.
Além disso, quem não compareceu aos dois dias do Enem do ano passado precisa justificar a ausência caso queira realizar o pedido de isenção para não pagar o exame de 2025.
O período de inscrição está se aproximando, marcando o início do calendário deste ano temos o período de isenção. O exame de 2024 contou com 4.325.960 inscrições confirmadas e 3,18 milhões realizaram as provas (73,5%).
A edição de 2025 contará com milhões de inscritos como nos últimos anos, no ano passado a nota média foi de 546 pontos, levando em consideração todas as áreas do conhecimento da prova.
Os inscritos podem concorrer a vagas em diversos cursos nas universidades públicas e particulares espalhadas por todo o Brasil. O Sisu (acesso a universidades públicas), o Prouni (acesso a bolsas integrais e parciais em universidades privadas) e o Fies (Financiamento Estudantil) são os principais programas que utilizam a nota do Enem e possuem suas próprias regras.
Segundo o Inep, podem participar do Enem 2025 gratuitamente quem se enquadra nos seguintes perfis:
Leia também:
Para realizar o pedido de isenção e justificar a ausência, basta acessar a Página do Participante, com a sua conta gov.br. Confira abaixo o calendário de pedido de isenção e justificativa de ausência do Enem 2025:
Destacamos novamente que, se você faltou os dois dias do Enem em 2024 e quer participar gratuitamente em 2025, precisará justificar a ausência no exame de 2025.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…