Entenda a importância da consulta ADE Simples Nacional e otimize sua gestão tributária!

O Ato Declaratório Executivo (ADE) é um documento que comunica mudanças ou exclusões relacionadas à opção pelo Simples Nacional. 

Ignorar ou desconhecer um ADE pode causar problemas fiscais e até o desenquadramento do regime.

Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da  é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre Consulta ADE Simples Nacional e entender como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!

O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:

O que é o ADE no Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Em primeiro lugar, o Ato Declaratório Executivo (ADE) é um documento emitido pela Receita Federal que formaliza decisões administrativas relacionadas às empresas optantes pelo Simples Nacional.

Além disso, ele serve para comunicar ao contribuinte situações como exclusões, inaptidões ou cancelamentos de sua opção pelo regime. Bem como, há outros atos administrativos.

Acima de tudo, esse documento é essencial para manter a empresa informada sobre seu status no Simples Nacional, permitindo que o empreendedor tome as medidas necessárias para regularizar a situação quando necessário.”

Para que serve o ADE no Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “o ADE no Simples Nacional tem como principal objetivo oficializar a comunicação entre a Receita Federal e a empresa optante pelo regime. 

Na prática, ele é utilizado para:

  • Comunicar exclusões do Simples Nacional por descumprimento de requisitos, como faturamento acima do limite ou inadimplência.
  • Declarar a inaptidão do CNPJ, o que pode ocorrer em caso de inconsistências fiscais ou ausência de declarações obrigatórias.
  • Formalizar o cancelamento da opção pelo regime, seja por iniciativa da empresa ou por determinação da Receita.

Aliás, o ADE é indispensável para manter a transparência no relacionamento entre o Fisco e os contribuintes.

Onde consultar o ADE para o Simples Nacional?

Segundo a é-Simples: “A consulta ao ADE Simples Nacional pode ser feita diretamente no portal da Receita Federal ou do Simples Nacional. Veja como realizar essa consulta em poucos passos:

  1. Acesse o portal do Simples Nacional: entre no site oficial do Simples Nacional e faça login com os dados da empresa.
  2. Vá até o menu “Consulta de Atos Declaratórios”: procure a opção que permite consultar os ADEs relacionados ao CNPJ da empresa.
  3. Insira as informações solicitadas: preencha os campos com os dados do CNPJ e as informações solicitadas pelo sistema.
  4. Visualize os documentos: o sistema apresentará os ADEs emitidos para sua empresa, permitindo que você consulte os motivos, prazos e orientações para regularização.

De fato, essa consulta é indispensável para acompanhar a situação fiscal da sua empresa e tomar as medidas necessárias com agilidade.”

Como fazer um planejamento tributário?

Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!

Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!

Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!

Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos,  produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no Instagram @esimplesauditoria.

Obrigado pela leitura!

Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “Consulta ADE Simples Nacional: saiba como e por que fazer!”. Disponível em: Por Leonel Monteiro em 24/01/2025.

Mariana Freitas

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Recent Posts

Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe

A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…

16 horas ago

Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais

Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…

16 horas ago

Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço

A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…

17 horas ago

Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária

Estudo mostra divisão clara entre empresas que já avançaram para adaptação (35%) e as que…

17 horas ago

Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros

Com foco na revisão de custos para empresas do Lucro Real e Presumido, especialistas buscam…

18 horas ago

NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas

As novas exigências trazem benefícios para trabalhadores e demanda fortalecimento da gestão interna das empresas

22 horas ago