Regularizar contribuições em atraso do INSS pode ser um caminho para quem precisa completar o tempo de serviço para pedir a aposentadoria. Isso é comum, por exemplo, para trabalhadores autônomos.
No entanto, é importante entender que o pagamento só é possível em alguns casos e com a comprovação da atividade exercida.
Saiba mais detalhes na leitura a seguir.
Para pagar contribuições atrasadas, a pessoa precisa provar que exerceu uma atividade remunerada que exige contribuição ao INSS ou que permite a indenização do período não recolhido. Geralmente, isso se aplica a quem trabalhou como Contribuinte Individual (autônomo).
É importante saber que há regras específicas para atrasos com mais de cinco anos, que o INSS chama de “período decadente”. Por exemplo, em 2025, os períodos anteriores a dezembro de 2019 são considerados decadentes.
Se você precisa calcular um período decadente, deve seguir os passos abaixo:
Leia também:
Em alguns casos, a lei permite que o segurado indenize o INSS para incluir um determinado período no cálculo de benefícios, mesmo que não seja considerado para a carência.
Você pode regularizar o tempo se comprovar atividades como:
O INSS pode solicitar documentos como contratos, recibos ou declarações de imposto de renda para comprovar que você realmente trabalhou no período que deseja regularizar. Sem essa comprovação, o pagamento pode não ser aceito e o tempo de contribuição pode não ser reconhecido.
Além disso, é fundamental entender que, em alguns casos, o tempo de contribuição regularizado não conta para a carência, que é o tempo mínimo exigido para ter direito a determinados benefícios.
Em caso de dúvida, você pode pedir o cálculo do período decadente e, no próprio pedido, incluir uma declaração informando que só fará o pagamento se o tempo for realmente válido para o benefício.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
Saiba como o empregado é protegido e quais são as verbas rescisórias neste caso
Entenda como as alterações abrirão caminho para mais exigências e ampliarão o valor das penalidades…
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido