Decisão do STJ Impacta Aposentadoria Especial do INSS
Se você é beneficiário do INSS deve estar ansioso para receber seus benefícios para aproveitar o Carnaval, mas precisamos entender que não é bem assim para todos, o calendário de pagamentos esse mês vai dar uma pausa por conta do período festivo.
Mesmo não sendo um feriado nacional, alguns dias desse período carnavalesco são considerados pontos facultativo e isso acaba afetando o funcionamento normal de alguns órgãos públicos, um deles é o INSS.
Portanto, aposentados, pensionistas e outros beneficiários terão o calendário de pagamento modificado este mês.
O órgão publicou uma nota explicando o motivo dos pagamentos do mês de fevereiro serem diferentes de outros períodos, onde o único intervalo entre as datas é o final de semana. Mesmo não tendo nenhum feriado nacional, alguns órgãos param de funcionar nesse período.
Segundo o órgão, após o final de fevereiro os pagamentos dos benefícios do INSS só retornam no dia 6 de março, isso acontece, pois o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, mesmo sendo ponto facultativo, não são considerados dias úteis.
Portanto, os pagamentos para quem recebe acima de um salário mínimo começam no dia 24/02 e vão até o dia 12 de março. Agora, quem recebe mais de um salário, começa a receber somente no dia 06 de março.
Leia também:
Portanto, como não haverá expediente bancário alguns dias e o INSS não funcionará nesse período, os pagamentos de fevereiro passam por algumas mudanças. Confira abaixo as datas de pagamento:
Para quem recebe o piso Nacional:
Acima de um salário:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…