Chamadas
Entenda o que é SEO, qual sua importância e quem pode fazê-lo
Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet.
A sua importância comercial torna-se evidente, uma vez que a internet está cada vez mais presente no cotidiano da população. Neste sentido, aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.
O que é SEO, então? SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.
Por meio das técnicas aplicadas, é possível alcançar as primeiras posições da busca orgânica do Google, local de destaque em que a maioria dos usuários destinam seus cliques nos resultados mais adequados para sua pesquisa.
A Importância do SEO
Para empresas e produtores de conteúdo, estar nas primeiras posições dentro de um mecanismo de busca, e de forma orgânica, é algo indispensável.
Isso torna a empresa conhecida e faz com que ela ganhe autoridade em seu segmento e, além disso, promove a venda de seus produtos ou serviços.
Embora o retorno das técnicas de SEO não sejam imediatos, mas de médio e longo prazo, são sempre duradouros e consideravelmente mais baratos.
Quem faz SEO?
A própria empresa – SEO in-house. Entendendo a importância estratégica de um trabalho de SEO, diversas empresas desenvolvem o conhecimento interno de SEO em suas áreas de marketing e TI para otimizar os seus sites.
Quanto maior o número de pessoas e áreas envolvidas no processo, mais conteúdo relevante e único será gerado para alimentar a fome insaciável do Google. Um artigo do site Search Engine Land dá os passos para se criar internamente a estrutura de SEO dentro de uma empresa (SEO in-house).
Agências especializadas – SEMs. Muitas empresas não possuem profissionais qualificados ou recursos para tocar programas bem-sucedidos de SEO.
Os algoritmos do Google estão em constante evolução e a maioria das empresas possuem outras prioridades que precisam ser atendidas, tornando mais difícil manter-se a par de todas as novidades no universo SEO.
Essas empresas contratam então agências especializadas em SEO como a SEO Marketing, que oferecem serviços de consultoria ou implementação SEO.
Elas desenvolvem e implementam toda a estratégia de SEO ou tornam-se consultoras de empresas que desejam adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a sua estratégia de SEO in-house.
Vantagens e desvantagens de SEO in-house
Existem diversos pontos a se considerar antes de decidir entre os dois modelos (SEO in-house ou terceirizado).
Uma estratégia de SEO in-house possui a vantagem de ser tocada por pessoas da própria empresa, que conhecem muito bem o negócio, os pontos fortes e fracos, concorrentes, etc.
Por outro lado, é difícil para uma empresa ter o mesmo nível de conhecimento daquelas que são especializadas em SEO.
Essas agências costumam ter acesso a informações atualizadas dos próprios buscadores que outras empresas geralmente não possuem.
Seja qual for o modelo, é importante que exista na empresa que deseja ter o seu site otimizado uma pessoa que coordene todos os esforços para otimizar o seu site, agrupando as informações fornecidas pelas áreas de TI, marketing, vendas e produto.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional23 horas ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço