Imagem por @Waewkidja / freepik
Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet.
A sua importância comercial torna-se evidente, uma vez que a internet está cada vez mais presente no cotidiano da população. Neste sentido, aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.
O que é SEO, então? SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.
Por meio das técnicas aplicadas, é possível alcançar as primeiras posições da busca orgânica do Google, local de destaque em que a maioria dos usuários destinam seus cliques nos resultados mais adequados para sua pesquisa.
Para empresas e produtores de conteúdo, estar nas primeiras posições dentro de um mecanismo de busca, e de forma orgânica, é algo indispensável.
Isso torna a empresa conhecida e faz com que ela ganhe autoridade em seu segmento e, além disso, promove a venda de seus produtos ou serviços.
Embora o retorno das técnicas de SEO não sejam imediatos, mas de médio e longo prazo, são sempre duradouros e consideravelmente mais baratos.
A própria empresa – SEO in-house. Entendendo a importância estratégica de um trabalho de SEO, diversas empresas desenvolvem o conhecimento interno de SEO em suas áreas de marketing e TI para otimizar os seus sites.
Quanto maior o número de pessoas e áreas envolvidas no processo, mais conteúdo relevante e único será gerado para alimentar a fome insaciável do Google. Um artigo do site Search Engine Land dá os passos para se criar internamente a estrutura de SEO dentro de uma empresa (SEO in-house).
Agências especializadas – SEMs. Muitas empresas não possuem profissionais qualificados ou recursos para tocar programas bem-sucedidos de SEO.
Os algoritmos do Google estão em constante evolução e a maioria das empresas possuem outras prioridades que precisam ser atendidas, tornando mais difícil manter-se a par de todas as novidades no universo SEO.
Essas empresas contratam então agências especializadas em SEO como a SEO Marketing, que oferecem serviços de consultoria ou implementação SEO.
Elas desenvolvem e implementam toda a estratégia de SEO ou tornam-se consultoras de empresas que desejam adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a sua estratégia de SEO in-house.
Existem diversos pontos a se considerar antes de decidir entre os dois modelos (SEO in-house ou terceirizado).
Uma estratégia de SEO in-house possui a vantagem de ser tocada por pessoas da própria empresa, que conhecem muito bem o negócio, os pontos fortes e fracos, concorrentes, etc.
Por outro lado, é difícil para uma empresa ter o mesmo nível de conhecimento daquelas que são especializadas em SEO.
Essas agências costumam ter acesso a informações atualizadas dos próprios buscadores que outras empresas geralmente não possuem.
Seja qual for o modelo, é importante que exista na empresa que deseja ter o seu site otimizado uma pessoa que coordene todos os esforços para otimizar o seu site, agrupando as informações fornecidas pelas áreas de TI, marketing, vendas e produto.
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…