O seguro-desemprego é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores demitidos sem justa causa, domésticos, pescadores artesanais durante o defeso e pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão.
Ele tem o objetivo de garantir uma renda mínima durante o período de transição até encontrar um novo emprego.
Em sua essência, o Seguro-Desemprego é um benefício previdenciário integrante do sistema de Seguridade Social, regulamentado pela Lei nº 7.998/90. Seu propósito vai além de uma simples indenização. É um mecanismo de segurança e reestruturação.
Leia também:
Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve atender a uma série de critérios estabelecidos, com destaque para a carência (tempo mínimo de trabalho) e a forma de dispensa:
| Condição | Primeira Solicitação | Segunda Solicitação | Terceira e Demais Solicitações |
| Tempo Mínimo de Trabalho | Pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data da dispensa. | Pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data da dispensa. | Cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data da dispensa. |
Calcula-se o valor do benefício com base na média dos salários dos três meses anteriores à dispensa. Há faixas de salário que determinam o valor final, e o benefício não pode ser inferior ao salário mínimo vigente nem superior ao teto estabelecido anualmente pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).
A quantidade de parcelas a que o trabalhador tem direito varia de três a cinco meses, dependendo do tempo trabalhado e do número de solicitações realizadas, conforme a tabela de carência.
O Seguro-Desemprego é mais do que uma ajuda financeira. Trata-se de uma rede de segurança que confere dignidade ao trabalhador em um momento de incerteza.
Em uma economia dinâmica e em constante transformação, sua existência é importante para mitigar os riscos inerentes ao mercado de trabalho. Ao fornecer um tempo de amparo, o benefício permite que o profissional se qualifique e busque oportunidades mais alinhadas com suas aspirações, contribuindo para um mercado de trabalho mais justo e produtivo.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional.
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O ano de 2026 se apresenta como um marco de potencial transformação para os Microempreendedores…
Nesta quarta-feira a Polícia Federal desarticulou um esquema de emissão de títulos de crédito falsos…
Comissões do Senado analisam aumento da CSLL no setor financeiro e criação do "Super MEI"…
Renan Bruno Agustini OliveiraAdvogado do escritório Bergamini Advogados O Supremo Tribunal Federal reconheceu repercussão geral…
Foram incluídas a obrigatoriedade dos registros E113 e E240 para certos ajustes. Confira
Prisão e início da operação O empresário Daniel Bueno Vorcaro, controlador do Banco Master, foi…