Entenda os benefícios de investir na própria qualificação profissional

Investir na qualificação profissional tem sido cada vez mais importante para se destacar em meio a um mercado que se mostra constantemente mais competitivo, independentemente da área de atuação. Além disso, as empresas prezam pelos profissionais mais aptos, e isso envolve aqueles mais dispostos a aprender e se especializar.

Por norma, a atualização é obtida por meio do investimento em educação, seja em cursos profissionalizantes, cursos de línguas, entre outras formas de agregar conhecimento. No entanto, estar dentro de certa área não restringe o profissional a buscar somente o que está dentro do seu campo de atuação. 

Leia também: Qualificação Profissional Eleva O Potencial De Empregabilidade 

Segundo a OCDE, apenas 11% da população brasileira entre 15 e 24 anos está matriculada em algum curso profissionalizante. Nos outros países-membros do bloco, o que inclui países da Europa, América do Norte e Oceania, o percentual médio é de 37%. O profissional capacitado recebe mais que o não-capacitado e tem mais chances de ser empregado, inclusive. Mas o cenário pouco a pouco tem mudado.

Uma das razões pela crescente demanda por qualificação profissional é a velocidade com que novas tecnologias se apresentam e a necessidade de adequação a elas. Saber utilizar ferramentas digitais como a Inteligência Artificial, por exemplo, certamente estará entre as principais exigências em um futuro próximo.

Leia também: Carreira: Pensando Em Mudar A Vida Profissional Em 2024?

Por conta disso, querer aprender é uma qualidade que não pode faltar para o profissional que procura crescer na carreira. Outras habilidades também não ficam de fora, como capacidade de se comunicar, trabalhar em equipe, ter inteligência emocional e também ser mais criativo. Em suma, investir nas soft skills, tão demandadas ultimamente.

A qualificação profissional, no entanto, é importante não só para quem já está no mercado de trabalho: é fundamental também para quem busca entrar nele. A exigência por profissionais cada vez mais preparados já começa na porta de entrada e é bastante rigorosa.

Além disso, estar atualizado e capacitado abre portas para promoções, novas oportunidades ou até, quem sabe, montar o próprio negócio. Pesquisa da Isma Brasil aponta que cerca de 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com o próprio trabalho. Esse quadro pode servir de combustível para buscar uma mudança em direção a novos horizontes, o que certamente passa por melhorar as próprias competências.

Logo, não há malefício algum em buscar investir mais em si próprio – pelo contrário, não há nada melhor do que crescer como profissional e, concomitantemente, como pessoa. Conhecimento nunca é demais e nunca se perde, afinal sempre é possível achar uma finalidade para ele. Por esse motivo, procurar instituições sérias, como a UNASP, pode ser fundamental na caminhada por uma melhor qualificação profissional.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

15 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

19 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

19 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

20 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

20 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

21 horas ago