Os representantes das entidades de classe dos cargos exclusivos de Estado, que atuam nas Administrações Tributárias da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, e fazem parte do Pacto de Brasília, divulgaram na última quarta-feira, 5, um manifesto abordando o Conselho Federativo e a preservação do Pacto Federativo na Reforma Tributária.
As entidades signatárias do Pacto de Brasília ressaltam o progresso dos debates em torno da Reforma Tributária, com benefícios para o país, especialmente em relação aos seguintes pontos:
Leia também: Aprovação Da Reforma Pode Resultar Em Maior Carga Tributária Do Mundo No Setor De Alimentos
A inclusão desses pontos no texto a ser votado contribuirá para a preservação do nosso Pacto Federativo, ao manter as competências dos entes federados na cobrança e fiscalização de impostos, garantindo a proteção aos contribuintes e assegurando que as Administrações Tributárias atuem de forma independente e eficiente, em conformidade com a legalidade.
Essas melhorias reforçam o apoio das entidades do Pacto de Brasília à aprovação da Reforma Tributária, com a convicção de que ela modernizará os impostos sobre o consumo e poderá estimular o crescimento sustentável do país.
Leia também: Falta De Consenso Causa Adiamento Da Votação Da Reforma Tributária
O Pacto de Brasília é um colegiado formado pelas representações associativas, sindicais e federativas dos servidores que ocupam cargos efetivos nas Administrações Tributárias da União, Distrito Federal, Estados e Municípios. Foi estabelecido em 2019 com o propósito de defender princípios fundamentais em benefício da sociedade, da redução da desigualdade social e do fortalecimento da administração tributária como instituição de Estado.
Por: Gabriel Dau
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…