O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada de trabalho 6×1 deve ser protocolada nesta terça-feira, 25, pela deputada federal Erika Hilton (PSOL).
A PEC já conta com assinaturas de 234 deputados, segundo detalhou a equipe parlamentar de Ericka. Para ser protocolado, são necessárias 171 assinaturas.
Em seguida, a PEC precisará de um despacho do presidente Hugo Motta (Republicanos) para ser discutida e analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
A medida viabiliza a alteração do trecho da Constituição sobre a duração da jornada de trabalho. Atualmente, é possível até oito horas diárias e 44 horas semanais, o que equivale a seis dias de trabalho e um dia de folga por semana.
A PEC proposta pela deputada Erika Hilton busca reduzir a carga horária semanal no Brasil, viabilizando a adoção da jornada de quatro dias de trabalho. Atualmente, a escala 6×1 estabelece seis dias de trabalho para um de descanso.
Na PEC, a deputada propõe não apenas o fim da escala 6×1, mas também a adoção da jornada de quatro dias de trabalho por semana (4×3). No entanto, ela reconhece que a proposta serve como ponto de negociação para um modelo intermediário, como a escala 5×2.
Leia também:
Para os trabalhadores, os benefícios envolvem mais flexibilidade e um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, gerando um bem-estar mental e físico.
Em contrapartida, empresários podem ter novos desafios. No entanto, também terão benefícios. Para as empresas, a aprovação da PEC gera o desafio de repensar as escalas e horários propostos, bem como a necessidade de aumentar o quadro de empregados.
Contudo, com escalas menores e mais flexíveis, as empresas podem notar uma maior produtividade, redução da rotatividade e consequente incremento de receitas.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…