Escrituração Contábil Digital: não perca o prazo de entrega

A Escrituração Contábil Digital (ECD) é utilizada para fazer o envio da versão digital dos livros contábeis à Receita Federal.

Essa obrigação acessória costuma ser enviada até o último dia útil do mês de maio, no entanto, devido às limitações causadas pela pandemia a data de entrega do documento foi prorrogada. 

Desta forma, chamamos a atenção dos gestores para que possam se organizar para apresentar a ECD dentro do novo prazo, que termina no dia 30 deste mês. Para muitos contadores, essa prorrogação foi importante para auxiliar os profissionais no cumprimento desta obrigação. 

Segundo eles, o ciclo operacional e econômico de muitas empresas ainda não foi completamente restabelecido, o que provocou atrasos no recebimento de informações e processamento dos dados necessários para a escrituração.

Então, para te ajudar a estruturar sua ECD, elaboramos este artigo com todas as informações necessárias para o cumprimento desta obrigação sem erros. Acompanhe! 

Escrituração

A escrituração da ECD deve ser feita pelas pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas e as entidades imunes e isentas, que são obrigadas a manter escrituração dos livros contábeis, conforme os determina a legislação comercial.

Desta forma, todas as informações que constam nestes livros são reunidas e enviadas através de um arquivo digital. Para garantir a autenticidade e a validade jurídica do documento digital, esses arquivos também devem ser assinados.

Photo by @mrzivica / freepik

Isso é feito através do certificado digital que é emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Vale ressaltar que a prorrogação se estende aos eventos que tenham ocorrido no período compreendido entre janeiro e junho.

Portanto, para aqueles que forem registrados no período compreendido entre julho a dezembro, a transmissão deve ser feita até o último dia útil do mês subsequente ao do evento.

Nova versão

Para enviar a ECD, é necessário utilizar o Programa Gerador de Escrituração (PGE), que pode ser acessado através do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Mas tenha atenção à versão utilizada, visto que está disponível atualizações através da versão 8.0.6 do programa. Nele constam as seguintes alterações: 

  • Correção do erro na importação de arquivo da ECD validado e assinado com J801 preenchido;
  • Melhorias no desempenho do programa no momento da validação.

Se houver a necessidade de substituição da ECD, deve ser apresentada uma nova ECD, à qual deve ser anexado o Termo de Verificação para Fins de Substituição, devendo conter:

  • a identificação da escrituração substituída;
  • a descrição dos erros;
  • a identificação dos registros com erros, exceto quando estes decorrerem de erro já descrito;
  • autorização para acesso às informações pertinentes às modificações por parte do Conselho Federal de Contabilidade;
  • a descrição dos procedimentos pré-acordados executados pelos auditores independentes, quando estes julgarem necessário.

Multas

As empresas que deixarem de entregar a Escrituração Contábil Digital (ECD) no novo prazo estipulado pela Receita Federal. Veja o que diz a legislação:

  • Multa equivalente a 0,5% do valor da receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração aos que não atenderem aos requisitos para a apresentação dos registros e respectivos arquivos;
  • Multa equivalente a 5% sobre o valor da operação correspondente, limitada a 1% do valor da receita bruta da pessoa jurídica, no período a que se refere a escrituração, aos que omitirem ou prestarem incorretamente as informações referentes aos registros e respectivos arquivos;
  • Multa equivalente a 0,02% por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Vale ressaltar que as multas não são aplicadas às pessoas jurídicas que têm a opção de apresentar a escrituração de forma facultativa. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda 

Jornal Contábil

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

3 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

6 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

7 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

7 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

8 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

10 horas ago