eSocial: apenas 1/3 das médias empresas entregaram documentos à Receita Federal

A Receita Federal concedeu às médias empresas – que faturam entre R$ 4,8 e R$78 milhões – mais tempo para inserção de dados no eSocial, novo sistema que centraliza informações de empregadores e empregados. A iniciativa visa atender um pedido das companhias, ampliando em um mês a primeira fase do programa e adiou a segunda etapa no mesmo prazo, o que mostra que as empresas ainda não estão preparadas para a nova obritoriedade fiscal.

Mais de um milhão de empresas já se cadastraram na nova plataforma do Governo, porém, muitas encontram dificuldades para concluir o processo. Segundo Robinson Klein, CEO da Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI), as companhias precisam investir em tecnologia para automatizar processos e, assim, atender com facilidade os requisitos da nova norma.

“As empresas devem buscar rapidamente soluções em tecnologia que dialogam com a nova base de dados do Governo. A quantidade de informações que devem ser inseridas no e-Social é muita e elas devem ser consistentes, caso contrário deverão ser reinseridas, gerando retrabalho e perda de produtividade”, avalia Klein.

Segmentos como o varejo, por exemplo, que tem alta rotativide, além de contratações no formato de “primeiro emprego”, terão de ter cuidados redobrados e imprimir maior rapidez na entrega dos documentos de formalização desses contratos de trabalho.

“São processos complexos que demandam tempo e energia. Um sistema de gestão empresarial já adaptado às obrigações do eSocial garante a consistência das informações entregues, além de permitir que os recursos sejam empregados em tarefas estratégicas, aumentando a produtividade da operação”, analisa Klein.

O eSocial unifica as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empreendedores em um banco de dados administrado pelo governo federal, integrando dados do Ministério do Trabalho, da Caixa Econômica, da Secretaria de Previdência e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da própria Receita.

A ferramenta não trará mudanças nas regras trabalhistas e dará mais precisão e agilidade nos processos. No entanto, será preciso mais atenção, pois a transparência acarretará uma maior cobrança governamental. Dessa forma, é preciso se adaptar e estar atento a essa nova exigência.

O esocial é mais complexo do que se imagina, se preparar para esta obrigação é parte fundamental de todo bom profissional, evite penalidades e as pesadas multas, conheça um treinamento completo sobre o eSocial, Clique aqui e conheça!

 Sobre a Cigam S.A.

Há três décadas no mercado de software de gestão empresarial, a Cigam possui uma das maiores bases instaladas de ERP do Brasil (primeira no Sul do País e a quinta no território nacional). Atualmente, a companhia conta com mais de 5.000 clientes e mantém uma taxa de 99,98% de retenção. Com isso, a empresa vem a cada ano renovando a conquista de prêmios como o Melhores Empresas para se Trabalhar da revista Você S.A., Top Ser Humano na ABRH; Qualidade e Produtividade do PGQP; Melhores Empresas para se Trabalhar pelo GreatPlaceToWork; Melhor Solução em Serviços e Melhor Solução para Indústrias de Médio e Grande porte do país pela Assespro Nacional. A Rede Cigam tem dezenas unidades de atendimento distribuídas pelo País e uma no México, contando com cerca de 800 profissionais e oferecendo soluções em ERP, CRM, PDV, RH, Mobile e BI, todas desenvolvidas por meio de uma metodologia Easy Culture, voltada a potencializar o uso dos sistemas pelos clientes, fazendo com que aproveitem ao máximo os recursos das soluções de maneira fácil e produtiva.

Fn | Capital Informação

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

2 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

4 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

5 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

5 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

8 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

9 horas ago