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eSocial: cruzamento de dados pode levar empresas à malha fina
Entender como funciona o cruzamento do imposto de renda no eSocial é essencial para não cair na malha fina. Anualmente, o sistema de cruzamento da Receita Federal é aperfeiçoado. Por isso, é fundamental se manter atento às novidades.
Em 2022, pouco mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina da Receita Federal por conta de inconsistências nas informações declaradas no imposto de renda da pessoa física – a DIRPF.
A quantidade de contribuintes foi 18% maior que a de 2021, segundo a Receita Federal.
Atenção também a possíveis incoerências em relação aos empregados domésticos. De acordo com a Receita Federal, ao preencher a declaração completa de Imposto de Renda, o contribuinte pode abater parte do valor pago aos empregados domésticos com tributos.
Os valores a se deduzir são correspondentes ao INSS e, para que se possa inserir estes valores, os recolhimentos das contribuições devem existir. Por esse motivo, o fisco começou a conferir as informações declaradas, comparando-as com as inseridas no sistema eSocial.
Leia também: Quais Informações Devem Constar No ESocial Doméstico?
A Receita Federal alerta que as regras para retenção em malha não são permanentes e podem haver alterações de um ano para outro. Por esse motivo, é importante ficar atento aos critérios de preenchimento.
Cruzamento de Dados no eSocial
Dessa forma, para evitar cair na malha fina é preciso se certificar que a empresa não está omitindo ou fornecendo informações incorretas. O eSocial é um projeto do governo federal que busca digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.
Assim, a Receita já consegue cruzar dados de um contribuinte com o de terceiros. Por exemplo, uma indústria faz sua declaração e o sistema consegue comparar as informações que foram enviadas com as de empresas de varejo, distribuidoras e instituições bancárias.
Outro exemplo é um contribuinte que declarou um valor de compra e venda. Cruzam os valores no sistema de nota fiscal. Com isso, a Receita Federal consegue identificar se há incompatibilidade entre as informações declaradas.
Por fim, em caso de dúvidas, o contribuinte deve pedir auxílio a um profissional de contabilidade que é o mais capacitado para essa função.
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