Connect with us

Chamadas

eSocial e Certificado Digital facilitam o dia a dia da área de RH

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

A criação do eSocial pelo governo facilitou o gerenciamento da folha de pagamento nas empresas. Todas as informações e a burocracia para envio desses dados foram substituídos por um único sistema, o que acabou por dar aos empreendedores maior tempo para cuidar das atividades fins. Ao mesmo tempo, é preciso ficar atento aos prazos e às novas regras, pois o eSocial também torna mais simples a atuação dos órgãos de fiscalização.

“É importante, por tudo isso, que as empresas e contadores estejam sempre atentos à validade do certificado digital, pois sem ele o cumprimento dessas obrigações não será possível”, destaca Murilo Couto, Gerente Sênior de Certificação Digital da Serasa Experian.

Segundo ele, as mudanças promovidas pelo eSocial trouxeram muitas dúvidas às empresas, mas aos poucos, por meio de instruções normativas e artigos explicativos, todos os pontos estão sendo elucidados e os empresários se dando conta de que o sistema traz mais facilidades que problemas. “Fica muito claro para todos os especialistas com os quais conversamos que o eSocial tem o propósito de facilitar a vida de empresários, contadores e profissionais de Recursos Humanos”, diz Couto.

O eSocial, conforme o próprio governo, tem o objetivo de digitalizar e centralizar as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Com isso, os dados deixaram de ser transmitidos por diferentes formulários e múltiplas datas, o que torna mais simples o trabalho dos responsáveis por essa área e também evita informações distorcidas ou erradas, além da coibir a sonegação fiscal. Com os dados corretos, a vida empresarial se simplifica e se reduz o tempo gasto e o excesso de burocracia.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil.

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil