Connect with us

Chamadas

eSocial: inserção de processos trabalhistas pode ser adiada para outubro!!

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

A Receita Federal ainda não oficializou quanto ao pedido da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) relativo a um novo adiamento para o ingresso de reclamatórias trabalhistas no eSocial.

A Fiemg solicitou novos prazos. Dessa forma, o pedido seria assim: uma parte das informações com entrega até 1º de outubro e outra parte em 20 de novembro de 2023.

Assim, se realmente ocorrer, é o terceiro adiamento sobre este assunto, de modo que é possível que seja o último.

A solicitação da Fiemg reflete a preocupação legítima das empresas em relação à ausência de dados públicos no preenchimento do eSocial. A suspensão de penalidades temporárias e a disponibilização de um ambiente de testes são medidas importantes para garantir a melhor transição e segurança para o novo modelo. 

Leia também: ESocial 2023: Conheça A Nova Maneira Para Enviar Eventos Trabalhistas

O eSocial

O eSocial é um sistema desenvolvido pelo governo brasileiro para unificar o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias das empresas em um único ambiente digital. 

Desde sua criação em 2018, o eSocial tem passado por diversas fases e atualizações, com o objetivo de tornar mais simples e eficiente o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas por parte das empresas.

Inserção de Processos Trabalhistas do eSocial

A nova fase do eSocial tem como principal objetivo simplificar e flexibilizar a forma como as empresas devem enviar suas informações para o sistema. 

Além disso, prevê a redução do número de eventos que devem ser informados pelas empresas. Dessa forma, deve tornar o processo de envio de informações mais rápido e eficiente.

Haverá novo sistema de registro de eventos não periódicos. Isso permitirá às empresas enviar informações sobre admissões, afastamentos, férias, rescisões contratuais e outras situações trabalhistas de forma mais simplificada e menos burocrática.

Além disso, a expectativa é que a simplificação do sistema possa reduzir as chances de erros e inconsistências nas informações enviadas. O que deve facilitar o trabalho de fiscalização por parte das autoridades competentes

Leia também: ESocial: Todos Os Grupos Precisam Enviar O Eventos SST

Quais são os eventos a lançar nos processos trabalhistas do eSocial?

Assim, os eventos são:

  1. S-2500 – Processo Trabalhista – Nele estão presentes as informações que servirão de base para cálculo do recolhimento de FGTS e da contribuição previdenciária do RGPS.
  2. S-2501 – Informações de Contribuições Decorrentes de Processo Trabalhista – Nele encontram-se as informações dos valores para INSS e IR
  3. S-3500 – Exclusão de Eventos – Processo Trabalhista – Esse evento destina-se para retificar qualquer informação passada erradas nos processos anteriores. Caso o acione, os antigos ficam sem efeito e o S-3500 é que se torna o correto
  4. S-5501 – Informações de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista – Esse evento estará estreitamente ligado ao S-2501 e terá a função de mostrar as contribuições sociais previdenciárias, os tributos apurados, as contribuições devidas a outras entidades e fundos e o imposto sobre renda da pessoa física retido na fonte.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil