Destaque
eSocial: Migração da Consulta de Qualificação Cadastral para Lote
O eSocial promoveu uma atualização importante no processo de Consulta de Qualificação Cadastral (CQC). Desde 10 de fevereiro, a consulta online individual foi descontinuada, e empregadores e órgãos públicos agora devem utilizar a Consulta de Qualificação Cadastral em Lote (CQC em lote).
Nova Forma de Consulta
A CQC em lote é acessada através do link: https://esocial.dataprev.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml mediante uso de certificado digital. O processamento da consulta em lote leva até 48 horas, e o resultado fica disponível para consulta por 15 dias.
Responsabilidade do Empregador
É fundamental lembrar que a responsabilidade pela Consulta de Qualificação Cadastral é sempre do empregador, e não pode ser exigida do trabalhador no momento da contratação.
Como Funciona a CQC em Lote
A Consulta de Qualificação Cadastral em lote permite que os empregadores identifiquem divergências entre os cadastros internos das empresas, o CPF e o CNIS. Essa medida visa evitar problemas no cadastramento inicial ou nas admissões de trabalhadores no eSocial.
Simplificação do eSocial e o NIS
Com a versão simplificada do eSocial, o Número de Identificação Social (NIS) não é mais informado. Consequentemente, possíveis inconsistências na base do PIS/PASEP/CNIS não impedem o envio dos eventos de admissão ou cadastramento inicial. A validação de consistência de dados cadastrais é realizada exclusivamente na base do CPF.
Leia Também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
Importância da Qualificação Cadastral
Mesmo com a não utilização do NIS no eSocial, a qualificação cadastral continua sendo importante para que os eventos enviados sejam processados corretamente pelo CNIS. Isso é fundamental para identificar inconsistências no cadastro de trabalhadores que já possuíam vínculo anterior ao eSocial.
Atenção ao Serviço Público
A consulta e o saneamento dos dados cadastrais são especialmente importantes para os trabalhadores do serviço público. Como a maioria desses trabalhadores não tem seus benefícios concedidos pelo INSS, a possibilidade deexistirem inconsistências cadastrais é maior.
NIS Padrão para Trabalhadores sem NIS
Para atender à necessidade de consulta dos dados de trabalhadores e beneficiários que não possuem NIS, a CQC foi adaptada para permitir a informação de um NIS padrão: 13333333332. Em um mesmo lote, é possível inserir dados de trabalhadores com NIS real e com o NIS padrão. Quando o NIS padrão é informado, a validação dos dados cadastrais é realizada apenas na base do CPF.
Entenda
A migração da Consulta de Qualificação Cadastral para o formato em lote representa uma mudança importante no eSocial. É fundamental que empregadores e órgãos públicos estejam atentos a essa alteração e utilizem a nova ferramenta de forma eficiente para garantir a correta qualificação cadastral de seus trabalhadores.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária3 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets
-
MEI5 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.