Categories: Destaques

Especialistas dão dicas sobre o Curso de Ciências Contábeis

A escolha do curso ideal é um desafio enfrentado ano a ano por quem ingressa no ensino superior. Dúvidas sobre a escolha da área de atuação, perfil profissional e as condições do mercado de trabalho surgem naturalmente. Para desmistificar este tema e ajudar aos futuros universitários nesta etapa, o NOVO lançou em parceria com a UNI-RN a série “NOVO Carreiras”.

Durante quatro semanas, professores e ex-alunos da instituição participaram de entrevistas ao vivo, apresentando as áreas do conhecimento, curiosidades sobre alguns dos cursos mais procurados e anteciparam o que os estudantes vão encontrar na universidade e nas carreiras profissionais a que se lançam.

De acordo com a psicóloga Geórgia Martins, coordenadora da Pós-Graduação em análise comportamental da UNI-RN, é importante que o estudante tente encontrar um curso que se encaixe no seu perfil. “Pessoas muito tímidas eu recomendo que faça cursos na área de TI, de computador, que trabalha mais isolado. Pessoas muito comunicativas, a gente tem vários cursos. Pessoas que gostam de lidar com outras, a gente tem a área da saúde, que atende muito bem a essa demanda”, elenca Martins.

Mas se você ainda está na dúvida e não assistiu aos vídeos, compilamos aqui as principais características de alguns dos cursos mais procurados pelos estudantes na UNI-RN para que possa fazer a melhor escolha na hora de definir a sua carreira.

Ciências Contábeis
Em constante atualização e com mercado de trabalho crescente,o curso de Ciências Contábeis é uma opção muito procurada por estudantes. De acordo com a professora Thereza Angélica Santos, o atrativo é a abrangência da formação e o poder de tomada de decisão dentro do âmbito profissional.

“O curso de Ciências Contábeis é sempre muito procurado pelo estudante. Primeiro porque o foco do curso é a questão da empresa, de você estudar a empresa como um todo: a situação patrimonial, a situação financeira, a situação econômica e, mais ainda, para tomada de decisão. O aluno quando busca o curso de contabilidade, de ciências contábeis, ele tem esse foco, ele vai querer controlar o patrimônio da empresa”, explica a professora.

Segundo Thereza Angélica Santos, a formação do profissional de contabilidade é dinâmica, uma vez que a atuação profissional está sujeita a alterações na legislação, por isso o estudante que escolher a área deve estar preparado para continuar estudando mesmo após concluir o curso.

Quanto ao perfil profissional, Thereza Angélica alerta que o curso vai muito além de pura matemática. O estudante que escolher o curso deve estar preparado para estudar outras disciplinas, como psicologia, sociologia, ética e administração.

“Muitas vezes o aluno chega achando que o curso de contabilidade é pura matemática. Só cálculo. A gente utiliza dos números, mas não necessariamente é só matemática. O curso de contabilidade também tem muita teoria. Mas a gente utiliza os números para mostrar a realidade financeira da empresa para a tomada de decisão”, observa.

Em relação à atuação profissional, uma das opções do estudante de Ciências Contábeis é o empreendimento individual. No entanto, de acordo com Ana Moura, ex-aluna da UNI e atualmente representante do Sindicato das Empresas de Contabilidade, abrir um escritório próprio é apenas uma das opções. “É um dos leques que você tem para seguir, ser empresário contábil, se você já tem veia de empresário e gosta de empreender”, ressalta.

Porém, as opções para o mercado de trabalho não se esgotam no empreendedorismo. De acordo com Angélica, as opções são diversas. “Mercado sempre tem. O curso de contabilidade tem um diferencial em relação a outros cursos porque toda empresa precisa ter um contador. E isso é um diferencial”, avalia.

Matéria completa em:
Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

44 minutos ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

1 hora ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

3 horas ago

Brasil é o segundo país que mais pesquisa por descontos na Black Friday, com 387 mil buscas no Google

O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…

4 horas ago

Receita nega vigilância sobre transações Pix e esclarece atuação contra fraudes

Órgão diz que não há qualquer tipo de vigilância sobre operações individuais feitas por meio…

5 horas ago

Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe

A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…

22 horas ago