Categories: DestaquesNews Yahoo

Está em trâmite projeto de lei que atualiza conceitos de empresas para cobrança de taxa ambiental

Está em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.659/15, que adequa os conceitos de empresa de pequeno, médio e grande porte da legislação atual, para alterar valores relativos à Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA.

De acordo com o Projeto, para os fins da Lei n° 6.938/81, que trata da TCFA, consideram-se:

Contabilidade Prática para Universitários

a) microempresa e empresa de pequeno porte, as pessoas jurídicas que se enquadrem nos incisos I e II do caput do art. 3º da LC nº 123/2006, respectivamente: receita bruta anual de até R$ 360 mil; receita bruta anual de R$ 360 mil até R$ 3,6 milhões;

b) empresa de médio porte, a pessoa jurídica que tiver receita bruta anual entre R$ 3,6 milhões e R$ 36 milhões;

c) empresa de grande porte, a pessoa jurídica que tiver receita bruta anual superior a R$ 36 milhões.

Atualmente, a Política Nacional do Meio Ambiente considera:

a) microempresa e empresa de pequeno porte: a enquadrada nas descrições da Lei 9.841/99, já revogada e substituída pelo Supersimples;

b) empresa de médio porte: a com receita bruta anual superior a R$ 1,2 milhão e igual ou inferior a R$ 12 milhões;

c) empresa de grande porte: a com receita bruta anual superior a R$ 12 milhões.

A proposta, que foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nessa semana, aguarda designação de relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Com informações da Câmara dos Deputados.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago