Chamadas
Estou desempregado e quero contribuir para o INSS. O que fazer?
Os cidadãos que estavam exercendo alguma atividade remunerada, e atualmente se encontram desempregados, podem recolher para o INSS como facultativos.
A vantagem desses recolhimentos é a manutenção da qualidade de segurado do contribuinte, podendo solicitar os benefícios previdenciários, como os decorrentes de incapacidade para o trabalho, aposentadorias, auxílios e pensões aos seus dependentes.
Para isso, o cidadão poderá recolher com uma alíquota de 11% ou 20% do salário mínimo. Lembrando que o valor do recolhimento pode variar conforme for o interesse do contribuinte, uma vez que as contribuições vão refletir a renda mensal do benefício que futuramente solicitar.
Fique atento
A pessoa que pretende recolher sobre 11% do salário mínimo terá direito a aposentadoria por idade, benefícios por incapacidade e pensão aos dependentes. No entanto, ela não terá direito a aposentadoria por tempo de contribuição.
Já quem recolhe sobre 20% do salário mínimo, terá este tempo considerado para cálculo de aposentadoria por tempo de contribuição, mesmo após a reforma da previdência, podendo se enquadrar nas regras de transição.
Conteúdo original por Ana Flavia Vernaschi Especialista em Direito Previdenciário
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep