“Estratégia” simboliza a palavra-chave do marketing digital do futuro!

Em 2002, quando comecei a minha carreira, o cenário do marketing digital era bem diferente do que nós temos atualmente. O profissional, que antes era focado apenas em uma atividade por vez, descobrindo, na época, a web 2.0, com uma evolução um pouco maior da internet, hoje se depara com uma realidade muito mais complexa, com uma quantidade gigantesca de dados disponíveis e uma imensa variedade de ferramentas para se utilizar. 

O perfil do consumidor mudou, a concorrência aumentou e a quantidade de informações disponíveis é tanta que só conseguirá se destacar quem souber fazer boas análises. Sim, estou falando de estratégia, área que, de acordo com o relatório Startup Studies 2023, feito pela consultoria norte-americana McKinsey, é a segunda mais difícil de se contratar e reter pessoas no ramo da tecnologia. 

Leia também: Planejamento Estratégico De Marketing: Entenda Sua A Importância!

Hoje, o comum é que o indivíduo saia da faculdade de marketing muito focado na parte operacional e conceitual do negócio. Porém, essa parte prática, principalmente com o avanço da tecnologia e o surgimento das ferramentas de IA, será nivelada entre os cargos. Nesse cenário, as ferramentas possibilitarão que as tarefas operacionais sejam feitas de forma mais produtiva, colaborando para que, tanto profissionais juniores quanto seniores, possam se dedicar a questões mais estratégicas. 

Dicas para se tornar um excelente profissional

Pensando no cenário atual, acredito que existem alguns passos a serem seguidos dentro da carreira de marketing digital para que um profissional consiga atingir a excelência. São esses: 

  • Aprender a utilizar muito bem os dados, para conseguir montar as estratégias necessárias e resolver problemas;
  • Aprimorar suas skills de comunicação e vendas, pois é necessário. Além de saber se comunicar muito bem, também ter a habilidade de conseguir vender suas ideias;
  • Estar sempre conhecendo novas ferramentas e saber utilizar muito bem as principais do dia a dia, para otimizar o tempo e conseguir realizar entregas com mais agilidade e precisão, além de fazer testes e gerar aprendizados mais rápidos;
  • Focar em estratégia, pois, como foi dito, é o diferencial atualmente;
  • Ser proativo e encontrar soluções com foco no objetivo e metas da empresa;
  • Fazer gestão de marca pessoal, criando uma rede de networking por meio de eventos, comunidades e redes sociais.

Leia também: Veja 10 Tendências De Marketing Digital Para 2023 Listadas Com Ajuda Do ChatGPT

O perfil do profissional do futuro

O profissional de marketing digital do futuro deverá ter pensamento voltado para o crescimento e solução de problemas, ser orientado a dados e não ter medo de se arriscar. Esse é o perfil que, na minha opinião, será o mais desejado pelos recrutadores. 

Também precisará obter conhecimento e saber aplicá-lo muito bem. Não adianta só fazer os cursos, é preciso colocar em prática o que foi ensinado. Hoje em dia, o número de ferramentas disponíveis para a execução do trabalho é gigantesco, e cresce cada dia mais. Portanto, quanto mais informação o profissional tiver e souber aplicá-la, seu destaque será ainda maior.

Por fim, existe algo que eu gosto de chamar de Carreira em Tetris. Tetris é aquele jogo antigo, de ir encaixando as peças adequadamente nos espaços conforme elas vão caindo, em um determinado espaço de tempo. Ao invés de gastar energia buscando aprender tudo de uma vez só e consumindo conteúdo sem colocar a mão na massa, é melhor que o profissional escolha áreas em que ele precise aplicar no momento atual da carreira, que gerem um histórico de resultados, para que assim ele vá absorvendo novos conhecimentos conforme a necessidade e a cada nova fase de sua carreira.

Por Alex Compri é Sócio e Head de Growth Marketing da BRSA

Fundada em 2009, a BRSA (Branding and Sales) é uma agência de comunicação e marketing focada em atender empresas de tecnologia e inovação que atuam no segmento B2B – Business to Business – oferecendo soluções de Assessoria de Imprensa, Marketing Digital, Eventos e Campanhas Integradas para os seus clientes.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

15 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

15 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

15 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

16 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

18 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

19 horas ago