Categories: Destaques

Estratégia tributária muda o status da contabilidade nas empresas

Os “serviços de inteligência fiscal” surgem como um novo caminho para tornar a área de contabilidade menos operacional e mais estratégica dentro das empresas. De acordo com estudos da Becomex – uma empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais – esses serviços já registraram uma redução de até 18% na carga tributária das empresas e aumentam o fluxo de caixa por meio da recuperação de impostos acumulados e mitigação do risco fiscal em 40% aproximadamente.

O estudo da Becomex, também revela que cerca de 50% das empresas no Brasil pagam mais impostos do que deveriam. Isso porque não aproveitam corretamente os benefícios fiscais e aduaneiros existentes, e muitas empresas sequer sabem o potencial que poderiam economizar com o pagamento de impostos e tributos, com equipes sobrecarregadas e empenhadas em cumprir com as mais de 150 obrigações acessórias junto ao Fisco.

[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]

 

O trabalho estratégico voltado a gestão tributária é fundamental para criar um modelo focado na busca de oportunidades, por meio da otimização de ganhos e redução de riscos em incentivos fiscais. “É um novo horizonte que pode agregar mais valor ao negócio e proporcionar à área financeira da empresa um status mais estratégico que operacional”, destaca o vice-presidente da Becomex Rogério Borili.

As empresas não estão estruturadas para acompanhar as cerca de 5 mil leis que sofrem constantes modificações, e acabam deixando de receber créditos que têm por direito. A necessidade de inserir novas tecnologias está modificando o perfil do profissional dessa área, que tem se mostrado uma importante fonte de riqueza por meio da recuperação tributária, trazendo “dinheiro novo” aos cofres da empresa.

“Vender mais e com maior margem não é o único caminho para capitalizar a empresa. É preciso cada vez mais utilizar os benefícios fiscais da maneira correta e segura para reduzir custos e aumentar a rentabilidade, especialmente em tempos de crise. A contabilidade não é mais uma ‘geradora de dados’ e sim uma analista de dados. Com isso, a área passa a ter um status muito mais estratégico e reconhecido dentro das empresas”, conclui Rogério Borili.

Sobre a Becomex

A BECOMEX é uma empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais, com foco na implementação das melhores práticas de mercado pela aplicação de conhecimento e tecnologia na área tributária, melhorando os processos de governança fiscal e aduaneira. Em 10 anos de mercado, atende a centenas de clientes de diversos segmentos, entre eles Grupo Votorantim, Tramontina, Toyota, Renault, entre outras. Com consultores altamente capacitados e o uso de tecnologia exclusiva, a Becomex contribui para que áreas fiscais e contábeis nas empresas sejam encaradas como atividades estratégicas e lucrativas. Para mais informações sobre a empresa, acesse: www.becomex.com.br

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

14 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

15 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

17 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

17 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

20 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

21 horas ago