Connect with us

Chamadas

Estudo PwC mostra Incerteza regulatória e falta de confiança do usuário na adoção do Blockchain

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

A incerteza regulatória e a confiança são as principais barreiras para a adoção de blockchain entre empresas, de acordo com um estudo divulgado em 27 de agosto pela firma de auditoria PricewaterhouseCoopers (PwC), do grupo “Big Four”.

Um novo estudo intitulado “O Blockchain está aqui. Qual seu próximo passo?” levado a cabo pela PwC pesquisou 600 executivos em 15 países sobre o desenvolvimento de blockchain e opiniões sobre o seu potencial. Os países participantes da pesquisa incluíram Austrália, China, Dinamarca, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Japão, Países Baixos, Cingapura, Suécia, Emirados Árabes Unidos, Reino Uindo e EUA.

Os entrevistados classificaram a incerteza regulatória, a falta de confiança entre os usuários e a capacidade de unir uma rede como as três principais barreiras para bloquear a adoção. O líder da Blockchain na PwC, Steve Davies, disse:

“As empresas nos dizem que não querem ser deixadas para trás pela blockchain, mesmo que, nesse estágio inicial de seu desenvolvimento, ainda persistam preocupações quanto à confiança e à regulamentação. Blockchain por sua própria definição deve gerar confiança. Mas, na realidade, as empresas enfrentam problemas de confiança quase a cada momento.”

De acordo com o estudo, quatro em cada cinco executivos em todo o mundo, que representam 84% dos entrevistados, têm iniciativas de blockchain em andamento, 25% das quais têm implementações totalmente ao vivo de blockchain ou lançam projetos-piloto.

46% dos entrevistados identificaram o setor financeiro como líder em termos de desenvolvimento de blockchain nos próximos três a cinco anos. Os entrevistados também identificaram setores com potencial emergente para o mesmo período de tempo, como energia e serviços públicos (14%), saúde (14%) e manufatura industrial (12%).

Leia Também:

https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/escrituracao-contabil-e-fiscal-entenda-os-seus-conceitos-e-diferencas/

EUA e China foram identificados pelos entrevistados como líderes no desenvolvimento de blockchain, com 29% e 18%, respectivamente. Os entrevistados também previram que dentro dos próximos três a cinco anos, o centro de influência mudará para a China (30%) dos EUA (18%).

No mês passado, o instituto de pesquisa científica do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, em colaboração com o provedor de serviços de Internet Tencent Holdings, publicou um relatório sobre blockchain em serviços financeiros.

De acordo com o relatório, o blockchain aumentará “a transparência das transações financeiras, fortalecerá a flexibilidade da operação do sistema e automatizará os processos, afetando os métodos de manutenção de registros, contabilidade e liquidação de serviços financeiros”.

Com Cointelegraph

 

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil